Crise na educação de Goiás revela desinteresse de jovens pela carreira docente
Neste 15 de outubro, data em que se celebra o Dia do Professor, a educação brasileira enfrenta um cenário preocupante marcado pelo esvaziamento das novas gerações no magistério. Dados do movimento Todos Pela Educação, baseados em informações do Inep, revelam que, de cada 100 jovens que iniciam cursos de licenciatura, apenas 51 concluem a graduação, sendo que somente 27 demonstram intenção de seguir a carreira em sala de aula.
Desafios estruturais e sobrecarga na rede estadual
Em Goiás, a realidade descrita por docentes e especialistas aponta para um cotidiano de exaustão e desestímulo. A professora da rede estadual Fernanda S. de Jesus, de 28 anos, destaca que a desvalorização profissional possui múltiplas facetas, indo além da questão salarial. A necessidade de deslocamento entre diferentes unidades para completar a carga horária, somada a turmas com 40 alunos e ausência de suporte, agrava o adoecimento físico e mental da categoria.
A docente também critica a estrutura remuneratória do estado, onde cerca de 30% dos vencimentos são compostos por gratificações que não se incorporam à aposentadoria. Esse modelo força muitos profissionais a permanecerem na ativa mesmo diante de problemas de saúde, temendo a redução drástica de renda. Além disso, a escola acaba sobrecarregada por demandas sociais que deveriam ser atendidas por órgãos como os CAPS e conselhos tutelares, gerando um ciclo de frustração e encaminhamentos ineficazes.
A visão acadêmica sobre a desvalorização docente
O professor titular de Geografia da Universidade Federal de Goiás (UFG), Tadeu Alencar Arrais, defende que a sociedade precisa desmistificar a figura do docente, tratando-o como um profissional com responsabilidades específicas e complexas. Segundo o pesquisador, o conceito de esforço docente é subestimado, ignorando que o professor é um dos poucos profissionais que gerencia diariamente grupos de 30 a 40 pessoas simultaneamente.
Estudos conduzidos pelo Observatório do Estado Social Brasileiro indicam que a combinação de baixos salários e violência retira a atratividade da profissão. O cenário em Goiás é crítico, com mais de 700 professores se aposentando anualmente por invalidez ou tempo de serviço, resultando em um dos quadros docentes mais envelhecidos do país. A perda de gratificações de regência, que variam entre R$ 1.500 e R$ 2.000, para quem apresenta atestado médico, é apontada como um fator que impede o professor de buscar tratamento de saúde.
Perspectivas da nova geração e o futuro da profissão
A estudante de Letras da PUC Goiás, Isadora de Melo e Silva Bastos, de 23 anos, contesta a visão de que falta vocação aos jovens. Para ela, o desinteresse é uma resposta direta às condições precárias de trabalho e à falta de suporte institucional. A graduanda observa que muitos colegas buscam alternativas profissionais logo após a formatura, evitando a entrada na rede pública devido ao desgaste emocional e à falta de autonomia pedagógica.
O professor Rogério Pereira Bastos, da UFG, reforça que, embora as salas de aula das universidades não estejam vazias, o fluxo de formandos para o magistério é interrompido pela realidade das escolas. Entre os entraves citados, destacam-se a infraestrutura precária e as restrições impostas à autonomia do docente para abordar temas sensíveis em sala de aula. Esse conjunto de fatores cria um cenário de incertezas para o futuro da educação básica no estado.
Fonte: jornalopcao.com.br