Aparecida de GoiâniaCidades

Obras de recapeamento asfáltico avançam em Aparecida de Goiânia

As obras de recapeamento asfáltico em Aparecida de Goiânia estão a todo vapor. Iniciadas no começo de abril, o cronograma prevê a recuperação de mais de 300 quilômetros de malha asfáltica em todas as regiões do município.

Coordenado pela Secretaria de Infraestrutura (Seinfra), o projeto já executou aproximadamente 40 km de recapeamento, cobrindo uma média de 256,2 mil metros quadrados.

O prefeito Vilmar Mariano destacou o impacto positivo das obras. “Aparecida de Goiânia está se transformando. Essas melhorias na infraestrutura viária são essenciais para o desenvolvimento econômico e para a qualidade de vida dos nossos moradores. Continuaremos trabalhando intensamente para atender todas as regiões da cidade”.

O secretário de Infraestrutura, Mário Vilela, enfatizou a importância do recapeamento asfáltico. “Este recapeamento vai proporcionar mais segurança e conforto para motoristas e pedestres. A seleção das vias é baseada no tempo de vida do pavimento, na análise da situação real e no fluxo de veículos, entre outros critérios técnicos”.

Cristiane Alves, comerciante na Avenida São João, no Jardim Nova Era, comemorou a transformação do asfalto em frente à sua loja. “Vai melhorar muito, estávamos precisando dessa melhoria,” comentou.

Segundo o superintendente da Seinfra, Carlos Renato, o procedimento é dividido em duas categorias principais, Microrrevestimento Asfáltico com Polímero (M.R.AF-P) e Recapeamento Asfáltico com Concreto Asfáltico Usinado a Quente (C.A.U.Q.) após fresagem do revestimento antigo.

“O Microrrevestimento Asfáltico com Polímero prolonga a vida útil do pavimento, corrigindo defeitos funcionais e melhorando a textura de atrito entre os pneus e a via. Este tipo de recapeamento é comum em vias locais. Até o momento, foram contemplados setores como Alto Paraíso (17,4 mil m²) e Veiga Jardim 1ª e 2ª Etapa (106,4 mil m²),” explicou Carlos Renato.

“O recapeamento com Concreto Asfáltico Usinado a Quente é ideal para vias de trânsito intenso, envolve fresagem e remoção do revestimento antigo, correção de patologias na base do pavimento e aplicação de uma nova camada de asfalto. Avenidas importantes como Rio Verde (71,3 mil m²) e Dona Maria Cardoso (25 mil m²) já foram beneficiadas,” completou.

Investimento

O serviço de recapeamento faz parte do pacote de investimentos de R$ 505 milhões do Programa Aparecida 100 anos, lançado em março. Além do recapeamento de dezenas de bairros, o programa inclui a pavimentação de 17 setores, construção de bueiros e eixos estruturantes.

Cronograma de pavimentação

Entre as avenidas já contempladas estão Bela Vista (entre a BR e a 4ª Radial), Rio Verde (entre a GO-040 e Terminal Cruzeiro), Tapajós e Rudá na Vila Brasília, além dos bairros Veiga Jardim I, II e III, as avenidas Graça Aranha, V-1, V-3, V-5, Zoroastro Artiaga e Rua Josefina Ludovico, no Bairro Ilda.

Na próxima semana, de 27 a 31 de maio, as equipes de recapeamento e tapa-buraco concentrarão os serviços nas ruas e avenidas da região do Mutirão de Aparecida, incluindo o setor Santa Luzia e bairros adjacentes.

Algumas frentes de Microrrevestimento Asfáltico com Polímero já estão atendendo vias do Santa Luzia, além do Parque Veiga Jardim IV. Este tipo de recapeamento também será realizado no American Park, Cidade Livre, Jardim Tropical, Cidade Satélite e Nova Era.

Com relação ao recapeamento C.A.U.Q., estão em execução nas avenidas Guyraupiá, Independência e São João, com previsão de atendimento às avenidas W1, Bela Vista, das Bandeiras, dos Colonizadores, Jataí, além de vias adjacentes à BR-153, Rua X-50 e Alameda Antônio Alves Neto.

Serviços de tapa-buraco

Além do recapeamento, a Seinfra está realizando serviços de tapa-buracos em bairros como Garavelo, Caraíbas e Santa Luzia. Em execução estão regiões como Parque Trindade I, II e III, Chácara São Pedro e Jardim Bela Vista. Programações futuras incluem a região do Mutirão de Aparecida e diversos outros bairros.

Botão Voltar ao topo