Em Frente de Ações Urbanas, Prefeitura de Goiânia recolhe três mil móveis e objetos recicláveis em nove dias, por meio do programa Cata-treco
Objetivo é diminuir descarte irregular que ocorre na cidade e dar suporte social para cooperativas de catadores. Sofás, fogões, geladeiras, camas, colchões, cadeiras, poltronas, gavetas, portas, computadores, acessórios eletrônicos e televisores são alguns dos itens mais coletados
A Prefeitura de Goiânia recolheu três mil utensílios domésticos, por meio da Frente de Ações Urbanas, no período de nove dias. Os itens estão inclusos em 720 ordens de serviços (OS) executadas pelo programa Cata-treco, que é desenvolvido pela Companhia de Urbanização de Goiânia (Comurg). O projeto mantém o objetivo de diminuir o descarte irregular pela cidade, com média de 55 mil objetos recolhidos nos últimos 12 meses.
O presidente da Comurg, Alisson Borges, destaca que em 30 dias a pasta está programada para atender o máximo das solicitações cadastradas. “A busca é feita mediante agendamento, sendo que, com a frente de serviço, há nova dinâmica e agilidade na execução das atividades”, afirma. Ele explica que o serviço é uma forma de ajudar o goianiense a descartar objetos inservíveis de grande volume.
A média semanal é de 1.250 móveis e objetos recolhidos de pequeno, médio e grande porte. Em 12 meses, a Companhia recolheu média de 55 mil objetos, sendo que armários e guarda-roupas lideram o ranking com 20 mil unidades desmontadas.
Fogões, geladeiras, camas, colchões, cadeiras, poltronas, gavetas, portas de madeira, computadores, acessórios eletrônicos, máquina de lavar e televisores estão entre os itens mais recolhidos. “A orientação é que pessoas que possuem algum bem inservível, em boas ou más condições de uso, acionem a Comurg nos canais disponíveis para fazer agendamento do serviço e descartar corretamente os objetos”, explica Alisson Borges.
Diariamente, o Cata-treco atende, em média, 40 solicitações com alcance de 160 itens. A solicitação do serviço pode ser feita pelo aplicativo Prefeitura 24 Horas, WhatsApp (62) 98596-8555 e teleatendimento (62) 3524-8555. O atendimento funciona todos os dias da semana nos períodos diurno e noturno. O material recolhido é repassado às cooperativas de reciclagem cadastradas na prefeitura, beneficiando famílias de catadores.