Entretenimento

AGL realiza Seminário sobre Literatura & Cinema nesta quinta-feira (9/3)

A Academia Goiana de Letras (AGL) realiza na próxima quinta-feira (9/3), às 17h, o Seminário Literatura & Cinema – Pontos de convergências, projeto contemplado pelo edital de fomento à literatura, do Fundo de Arte e Cultura do Estado de Goiás, de 2017. A iniciativa integra as atividades do Ano Cultural acadêmico Miguel Jorge e será na Casa Colemar Natal e Silva, auditório Jaime Câmara, à rua 20 nº 175, no centro de Goiânia.

Serão três os palestrantes: Marçal Aquino, jornalista, escritor e roteirista de cinema, que trabalhou no “O Estado de S. Paulo” e “Jornal da Tarde” e na revista ‘Época”, sobre “Roteiro é literatura?”; Mauri de Castro, ator, diretor e professor, formado em Artes Cênicas, com 40 anos de teatro, TV e cinema, sobre “A arte poética de atuar”; e Rosa Berardo, fotógrafa, professora, jornalista, roteirista, produtora e cineasta, sobre “Literatura adaptada para cinema”.

Em evidência
Na atualidade, de acordo com Juliana Cravo Domingos, o cinema configura-se uma arte em evidência, merecendo atenção dos estudiosos em literatura comparada, que sinalizam que, no que se refere a relação entre o literário e o cinematográfico, cada vez mais um empresta do outro elementos constitutivos, seja de enredo ou de estilo.

No Brasil, com o processo conhecido como Retomada, na década de 90, a produção nacional ganhou impulso e o que se tem observado é, cada vez mais, um estreitamento de laços entre as obras da literatura brasileira e a produção fílmica, na medida em que a última sorve particularidades da primeira para se construir.

A partir da perspectiva de intersecção entre os dois discursos, Juliana, em trabalho de conclusão do curso de Letras no Instituto Superior de Educação de Itabira, MG, de 2007, analisa a adoção do cinema como instrumento didático e pedagógico nas aulas de Literatura Brasileira e as implicações da instrumentalização da produção cinematográfica traduzida e suas possibilidades educativas no que tange aos estudos literários na escola.

Botão Voltar ao topo