Política

Projeto da Câmara de Goiânia visa instalação de lâmpadas LED nas passarelas de Goiânia

A proposta da vereadora Daniela da Gilka visa maior segurança e sustentabilidade

A vereadora Daniela da Gilka (PRTB) apresentou projeto que obriga a instalação de lâmpadas de LED fotovoltaicas em todas as passarelas existentes e futuras no Município de Goiânia, que deverão ser alimentadas por sistemas de energia solar, promovendo a eficiência energética e a sustentabilidade ambiental.

Segundo Daniela, a proposta visa melhorar a infraestrutura urbana de Goiânia, garantindo maior segurança e sustentabilidade para a população.

“A iluminação adequada das passarelas é um fator essencial para a redução de acidentes, aumento da visibilidade e combate à criminalidade, assegurando o direito de ir e vir da população, especialmente à noite”, afirmou.

Conforme a vereadora, a escolha da iluminação sustentável por meio de lâmpadas de LED fotovoltaicas está alinhada com diretrizes nacionais e internacionais de preservação ambiental e eficiência energética. “A Lei Federal n° 12.187/2009, que institui a Política Nacional sobre Mudança do Clima, incentiva o uso de fontes renováveis de energia, e a Lei n° 9.991/2000 determina que concessionárias de energia elétrica devem aplicar parte de sua receita em programas de eficiência energética”, esclareceu.

Também justificou que “a tecnologia LED fotovoltaica apresenta benefícios inegáveis, como maior durabilidade, menor consumo de energia e baixo impacto ambiental e ao reduzir a dependência da rede elétrica convencional, essa medida também contribui para a redução de custos com iluminação pública no longo prazo, garantindo uma solução eficiente e economicamente viável”.

Botão Voltar ao topo