Caminhão hidrojato realiza desobstrução de bocas de lobo em Aparecida de Goiânia
Ação preventiva é executada em locais apontados pela Defesa Civil com objetivo de reduzir alagamentos
Com objetivo de reduzir pontos de alagamentos e facilitar o escoamento de águas pluviais, a Prefeitura de Aparecida de Goiânia, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e em parceria com a Superintendência Municipal de Proteção e Defesa Civil, realiza em toda cidade o trabalho de limpeza e desobstrução de bocas de lobos em ruas e avenidas dos bairros previamente georreferenciados pela Defesa. Ação foi realizada com o caminhão hidrojato, que utiliza jato sob pressão de água, para agilizar os serviços de limpeza das caixas coletoras. O serviço também identifica o lançamento irregular de esgoto nas galerias, rachaduras na estrutura e outras avarias.
Antes de iniciar a limpeza, a empresa realiza a inspeção das galerias por meio de robô equipado com câmera de alta definição. Enquanto o equipamento faz a vistoria, um técnico acompanha as imagens em tempo real para identificar acumulo de resíduos, que pode obstruir o escoamento da água, causar rachaduras ou identificar o lançamento irregular de esgoto irregular.
Prefeitura de Aparecida lança recadastramento imobiliário voluntário nesta segunda-feira,11
“Aqui é uma ação preventiva, onde a gente adotou um método inteligente, que tem um robô que passa pelas galerias pluviais do nosso município, galerias essas feitas há 30 anos. Então, com as mudanças climáticas, hoje o nível de chuva que vem é bem mais denso do que antigamente. O equipamento inspeciona o que tem nessas galerias, como rachaduras, lixo, entulho, e depois vem com hidrojato, sugando todo esse material. Então, o objetivo dele é fazer essa inspeção para saber o que tem e depois a limpeza, fazendo com que tenha menos alagamento no nosso município”, informou a secretária de Meio Ambiente e Sustentabilidade, Amanda Costa.
Além do robô, que consegue identificar os problemas nas galerias pluviais, os caminhões da empresa também são equipados com um hidrojato sugador de alta pressão que consegue remover sujeira, detritos, incrustações e obstruções. A limpeza de bocas de lobo com hidrojato é importante para garantir que as águas de chuva sigam seu curso natural e que não obstruam a drenagem. Além disso, é indispensável para evitar alagamentos e enchentes.
Com descontos de até 90% REFIS de Aparecida é prorrogado até 13 de novembro
“A limpeza de bocas de lobo com hidrojato pode ser feita de forma mais rápida do que a limpeza manual, que é feita com pás e carrinho de mão. A limpeza manual pode levar de duas a três horas, enquanto a limpeza com a máquina pode ser feita em dez a 40 minutos. Então a partir do levantamento e com projetos desenvolvidos com a Secretaria Municipal do Meio Ambiente foi listado todos os pontos de alagamentos monitorados pela defesa civil. Assim são desenvolvidas essa limpeza preventivamente para que quando chegar nesse período chuvoso a população tenha uma tranquilidade maior”, finalizou o Superintendente da Defesa Civil, Roineron José de Souza.
Denúncia e fiscalização
Moradores podem informar à Semma sobre pontos de alagamentos na cidade. Uma equipe será enviada ao local, conforme a demanda, para verificar se o serviço de limpeza de bocas de lobo e galerias pluviais com o hidrojato de sucção é necessário naquele perímetro. Os telefones para contato da Defesa Civil são: 3545-6041 e 8471-5300 (WhatsApp).
Por Lígia Mariani