Cidades

Vice-prefeita destaca trabalho de limpeza da cidade na abertura da 5ª Conferência de Meio Ambiente de Goiânia

Coronel Cláudia Lira diz que evento vem ao encontro das ações emergenciais da administração nos primeiros 100 dias para mitigar os efeitos da emergência climática

Ao realizar a abertura, na manhã desta quinta-feira (23/1), da 5ª Conferência de Meio Ambiente de Goiânia, a vice-prefeita, Coronel Cláudia Lira, destacou as ações emergenciais da administração municipal nesses primeiros 100 dias para limpar a cidade e, com isso, contribuir para a minimização dos efeitos da emergência climática. “A emergência climática se consolida com aquecimento, inundações, secas, eventos extremos que impactam profundamente a sociedade em relação à saúde, inclusive com o aumento dos casos de dengue, que estamos vivendo”, pontuou a vice-prefeita.

Para ela, as ações de limpeza da cidade e de conscientização sobre o descarte irregular de resíduos sólidos são fundamentais. “Muitas áreas que foram degradadas com esse descarte irregular hoje estão em fase de recuperação. E isso vem se consolidando com os mutirões”, observou a vice-prefeita, acrescentando que a Região Sul de Goiânia receberá, a partir desta sexta-feira (23/1), a quarta edição do mutirão. “Em cada área dessa nós identificamos pontos de descarte irregular e áreas degradadas para serem tratadas com projetos, com planejamento para a recuperação dessas áreas e melhora da qualidade de vida”, explicou.

Conferência está sendo realizada no Plenário Ipê do Tribunal Regional do Trabalho (TRT) da 18ª Região

A conferência tem como tema “Emergência climática – O desafio da transformação ecológica”. Ela é aberta à participação da comunidade e está sendo realizada, hoje e amanhã, no Plenário Ipê do Tribunal Regional do Trabalho (TRT) da 18ª Região. O evento resultará na construção de dez propostas de políticas públicas prioritárias a serem implantadas na capital. Nele, também serão eleitos, pelos participantes, dez delegados que representarão o município na conferência estadual.

Comprometimento

A presidente da Agência Municipal de Meio Ambiente (Amma), Zilma Peixoto, pontuou que o desejo da administração, ao realizar essa quinta conferência, foi discutir o tema da emergência climática, alinhado à COP30, e mostrar para a sociedade o envolvimento que a prefeitura tem neste momento com essas questões. “Quero agradecer e parabenizar o prefeito Sandro Mabel, que trouxe a oportunidade de criar a Gerência Ambiental de Mudanças Climáticas, que vai tratar de perto essas questões, e ainda de ter uma equipe técnica capacitada para auxiliar em toda a implementação dessas políticas e dessa educação perante a sociedade”, afirmou Zilma.

O vice-presidente e corregedor do TRT da 18ª Região, desembargador Eugênio Cesário, lembrou que a Constituição da República consagra o meio ambiente como fator determinante para que o trabalho decente e digno possa acontecer. “Sem meio ambiente sadio, não há trabalho digno, e a nossa comunidade precisa muito desenvolver ainda mais essa consciência ambiental. Onde o meio ambiente é bom, a condição de trabalho é melhor ainda”, ressaltou o desembargador, que atuou no Estado do Acre, foi autor do projeto da Fundação Chico Mendes e também trabalhou na ilha do Bananal, com a nação Javaé, do cacique Dodô, na aldeia Barreira Branca.

Robledo Mendonça, coordenador municipal de Proteção e Defesa Civil, falou sobre o trabalho com pessoas vulneráveis que vivem em áreas de risco e disse que a conferência fortalece o trabalho desenvolvido. “Estar com esses especialistas engrandece nosso trabalho. Sabemos que, com a soma de esforços, chegaremos a uma situação melhor para essas pessoas”, disse.

Colaboradora da Cooperativa de Trabalho de Catadores de Materiais Recicláveis Dom Fernando (Cooprec), Lúcia Ivani Pinheiro fez questão de participar da conferência. Ela contou que seu grande sonho é que Goiânia tenha um projeto de lixo zero, semelhante ao que foi implantado em Florianópolis (SC). “Para esse lixo zero acontecer, a população precisa contribuir muito. Se houver uma educação ambiental realmente séria, que atinja as donas de casa, as pessoas que fazem o trabalho no dia a dia, em restaurantes, em hospitais, tudo isso contribuiria para realizar esse sonho”, propôs.

A abertura da 5ª Conferência de Meio Ambiente de Goiânia também contou com a participação de vereadores de Goiânia. Presidente da Comissão de Meio Ambiente da Câmara, a vereadora Kátia Maria afirmou que se soma ao Poder Executivo “para que nós possamos fazer a transformação ecológica que o município de Goiânia precisa”. O vice-presidente da Câmara, Anselmo Pereira, elogiou a escolha da presidente da Amma e a criação de uma gerência para tratar das mudanças climáticas. “Tenho certeza de que ela colocará em plano várias situações emergenciais que nós precisamos em Goiânia”, definiu. “Coloco o meu mandato à disposição para a gente avançar em todas as questões: educação ambiental, destinação de resíduos, reciclagem, tudo que diz respeito ao meio ambiente”, asseverou o presidente da Comissão de Educação, Ciência e Tecnologia, vereador Edward Madureira.

 

 

Botão Voltar ao topo