Vereador propõe inclusão de jiu-jitsu no currículo escolar do Município
Implementação da atividade complementar será realizada de acordo com diretrizes curriculares e com carga horária estabelecida pela Secretaria Municipal de Educação
O vereador Telêmaco Brandão (Novo) apresentou, em Plenário, projeto de lei (PL 322/2024) que autoriza a Prefeitura de Goiânia a implementar o jiu-jitsu como atividade complementar na educação infantil das escolas municipais.
Segundo a matéria, a implementação do jiu-jitsu será realizada de acordo com as diretrizes curriculares e com a carga horária estabelecida pela Secretaria Municipal de Educação. As aulas serão conduzidas por profissionais qualificados e credenciados, garantindo a segurança e o bem-estar das crianças.
“A prática de atividades físicas na infância é fundamental para o desenvolvimento integral das crianças, promovendo não apenas a saúde física, mas também o desenvolvimento social e emocional. O jiu-jitsu, uma arte marcial que combina aspectos de autodefesa e disciplina, com a peculiaridade de ser uma arte focada na defesa pessoal, sem uso de chutes e socos, é considerada a mais eficiente para que crianças se defendam de agressores adultos. Por isso, apresenta-se como uma excelente opção de atividade complementar nas escolas de educação infantil do Município”, justifica o vereador.
O projeto segue para análise da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ).
Por: Câmara Municipal de Goiânia