Servidores da Alego participam de curso de oratória eficiente para palestrantes, realizado pela Escola do Legislativo
Oratória eficiente para palestrantes foi o tema do curso iniciado pela Escola do Legislativo na manhã desta sexta-feira, 6. Aberto a todos os servidores mediante inscrição, o curso foi ministrado pelo professor e servidor da Casa, João Paulo Camargo. Serão quatro encontros, contabilizando 16 horas/aula, incluindo a aula de hoje.
Ao iniciar o encontro, o professor explanou o conceito de oratória. João Paulo explicou que oratória eficiente pode ser compreendida como a “habilidade de falar não somente em público, mas ainda na essência particular do comunicante”. O professor ainda pontuou que, para protagonizar uma comunicação, é de fundamental importância aprimorar-se na mensagem clara, persuasiva, fundamentada e transmiti-la com autoridade.
Por fim, João Paulo destacou os pilares para uma efetiva oratória. Primeiro ele observou que um bom orador precisar ser bom ouvinte. “Quem escuta presta atenção. Essa é a principal característica de bons comunicadores. São bons ouvintes”. Ele também apontou a eloquência e o tom de voz como essenciais para garantir a clareza das ideias. “É preciso ter bons argumentos e organizá-los de modo a seguir uma linha de raciocínio. É preciso persuadir seus ouvintes, usar gatilhos mentais, conectores verbais. Assim, vocês conseguirão se manifestar e apresentar uma ideia de modo a fala