Senador Canedo inicia vacinação contra a COVID-19 para crianças de seis meses de idade
A prefeitura de Senador Canedo, através da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), segue no combate ao COVID-19. E para imunizar os pequenos canedenses, a SMS vai iniciar a vacinação para as crianças de seis meses a dois anos de idade, a vacinação vai ser realizada no Centro Municipal de Vacinação, na UBS Santa Rosa, das 8h às 20h.
Até o momento, já foram aplicadas mais de 270 mil doses da vacina em toda a população, já no público infantil, de 3 a 5 anos, foram aplicadas cerca de 10 mil doses de vacina. A aplicação da vacina será realizada, prioritariamente, em crianças com comorbidades, como: pressão alta, diabetes, obesidade, doenças renais, doenças cardiovasculares, osteoporose, câncer, asma, entre outras.
O esquema de vacinação com a Pfizer Baby requer três doses do imunizante, sendo as duas doses iniciais aplicadas com quatro semanas de intervalo e a terceira dose aplicada oito semanas depois. Crianças que tiveram a Covid-19 devem esperar 30 dias para receber a vacina. O imunizante, assim como as outras vacinas contra a doença, pode ser administrada simultaneamente com as vacinas de rotina.
Para a secretária de Saúde, Verônica Savatin, essa deve ser uma meta para todos. “Estamos vendo uma nova onda surgindo e precisamos reforçar os cuidados e, principalmente, o esquema vacinal completo. Com essa liberação as crianças vão poder se proteger contra a doença. Essa é uma missão que recebi do Prefeito, Fernando Pellozo, cuidar da população e para isso eu preciso da ajuda de todos”, afirma a secretária.
Para realizar a vacinação basta procurar a Unidade Básica de Saúde com os documentos pessoais e cartão de vacinação, caso a procura das crianças com comorbidades seja pequena, as vacinas serão liberadas para os demais públicos da faixa etária.
Texto por Carlos Willton
Fotos por Xande Manso
Prefeito Fernando Pellozo participa de caminhada no Dia Nacional de Combate a Dengue
A Prefeitura de Senador Canedo, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), realizou na manhã deste sábado (19/11), Dia Nacional de Combate a Dengue, uma ação de combate ao mosquito Aedes aegypti, vetor das arboviroses dengue, chikungunya e zika.
A mobilização aconteceu na Avenida do Comércio, no Conjunto Morada do Morro, e contou com a presença do prefeito Fernando Pellozo e da secretária municipal da Saúde, Veronica Savatin.
“Com a volta das chuvas, os riscos de focos de dengue têm aumentado e nós sabemos que a prevenção é o melhor remédio. A gente está fazendo um trabalho de conscientização pedindo para a população nos ajudar a manter a cidade limpa, assim a gente tem um fator proteção a mais contra a dengue”, reforça o prefeito.
Durante toda manhã, agentes de endemias fizeram vistorias na região, conversaram com os moradores e comerciantes e entregaram folders educativos para a população.
De acordo com o gerente de endemias, Cleber Marques, essa já é a quarta ação da SMS neste mês e tem como objetivo mobilizar a população para eliminar os criadouros do mosquito.
Ele reforçou que a população deve estar atenta nesta época, porque o calor e as chuvas de verão formam um ambiente ideal para a reprodução das larvas do mosquito.
“É importante limpar e verificar regularmente pontos que podem acumular água. Medidas como esvaziar garrafas e mantê-las com a boca virada para baixo, limpar calhas, colocar areia nos pratos de vasinhos das plantas, tampar tonéis, lixeiras e caixas-d’água, lavar com esponja potes de água e alimentos”, reforça.
A SMS informa que o cenário da dengue em Senador Canedo é estável. Neste mês, foram registrados 18 casos. Já nos últimos dois meses a média foi de 40 casos confirmados de dengue.
A ação foi muito bem recebida pela população.
“Cada um tem que fazer a sua parte. A gente faz a nossa parte e as autoridades fazem as deles”, diz a aposentada Melani Pereira, de 60 anos.
O comerciante Juliano Magalhães, de 39 anos, também fez questão de parabenizar a ação e o prefeito Fernando Pellozo.”Todos os prefeitos deveriam fazer isso. É o exemplo que está vindo lá de cima”, comenta.
Também participaram da caminhada equipes da Defesa Civil.
Texto por Géssica Veloso
Fotos por Xande Manso
“Estou chegando com a missão de fazer a Saúde avançar ainda mais em prol de servir a população”, relata Verônica Savatim, nova secretária de saúde de Senador Canedo
Durante a gestão Pellozo, diversas ações foram realizadas para assegurar o progresso de Senador Canedo. Hoje quarta-feira(16), foi apresentada a servidores e imprensa na Secretaria Municipal de Saúde (SMS) a nova gestora da pasta, Verônica Savatin. A mudança ocorreu para firmar os avanços alcançados e promover a integração de mais atividades para a promoção da saúde.
Quem acompanhou a coletiva de imprensa, onde a nova secretária foi apresentada, ficou empolgado com a mudança e já aposta nas melhorias que estão chegando. Josefa Maria, usuária do Sistema Único de Saúde, afirma que consegue perceber as melhorias na saúde de Senador Canedo.
Verônica Savatim, atual secretária de saúde, é presidente do Conselho de Secretarias Municipais de Saúde do Estado de Goiás e possui experiência de mais de 10 anos à frente da Secretaria de Saúde de Chapadão do Céu, Verônica acredita que o desafio é muito maior, mas está animada para assumir essa nova missão.
“Saio de uma cidade menor afirmando a toda população de Senador Canedo que estou aqui para servir, antes de tudo sou uma usuária do SUS, então, eu sei os desafios e as necessidades do sistema e estamos aqui para superar esses obstáculos. Estou aqui para somar com a equipe e transformar a saúde em uma referência no Estado de Goiás.”, afirma a Secretária.
Para o prefeito, Fernando Pellozo, a troca se deu por conta da experiência que a nova secretária possui, o que vai contribuir para o cuidado dos canedenses. “Ludmyla Maranha, última secretária, trouxe um grande avanço para a nossa saúde, agora a missão é consolidar esse trabalho e suprir as expectativas que nossa população depositou em nós”, afirma o prefeito.
Após a apresentação, o prefeito e a nova secretária visitaram duas unidades de saúde, a Unidade de Pronto Atendimento e a Maternidade Municipal Aristina Cândida. Os trabalhos já estão a todo vapor e ao passo que a cidade avança, a vida do canedense melhora!
Texto por Carlos Willton
Fotos por Vitória Carvalho
Senador Canedo intensifica ações de combate à dengue durante período de chuvas
Durante o período de chuvas é comum as epidemias de dengue, em razão das condições ambientais serem mais propícias ao desenvolvimento dos ovos do mosquito Aedes Aegypti. Por este motivo a Prefeitura de Senador Canedo, através da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), está promovendo ações para prevenir a proliferação do inseto.
Com a ajuda do Agentes Comunitários de Saúde e de Endemias, as visitas às residências têm se intensificado nas regiões que costumam apresentar altos índices nos casos de dengue como na Vila Galvão e no Jardim das Oliveiras, onde foram visitadas mais de 4.000 residências, nas últimas duas semanas.
Além das ações de busca ativa nas residências e orientação da população, a secretaria de saúde conta com o apoio de diversas entidades municipais para realizar a contenção da doença e combater a multiplicação do mosquito transmissor. O prefeito de Senador Canedo, Fernando Pellozo, afirma que a gestão está comprometida com o cuidado da população e para isso a melhor forma é a prevenção.
“Ativamos o Comitê Emergencial de Combate à Dengue, pois precisamos unir toda a gestão em prol da população. E com a prevenção conseguimos controlar a epidemia antes dos casos se multiplicarem no município. Essa é mais uma ação efetiva que traz a nossa preocupação com os canedenses.”, afirma o prefeito.
Com o avanço da doença, o trabalho em conjunto entre a prefeitura e a população é imprescindível. Edvania Costa, moradora do bairro Castro, conta que já teve dengue e desde então sempre está de olho no quintal e as visitas dos agentes são importantes para orientar e alertar sobre os cuidados que devem ser tomados.
Texto por Carlos Willton
Fotos por Vitória Carvalho