Cidades

Senador Canedo amplia atendimento inclusivo e implanta equipes multiprofissionais em unidades de saúde

Diversas unidades contam agora com psicóloga, fisioterapeuta e nutricionista. Além disso, atendimentos em Libras estão sendo adotados para pacientes surdos

A Prefeitura de Senador Canedo, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, implementou equipes multiprofissionais em quatro Unidades Básicas de Saúde (UBS), promovendo atendimento inclusivo e integrado à população. As unidades Jardim Todos os Santos, Vila Santa Rosa, Boa Vista e Bairro Alvorada agora contam com a equipe e-multi, composta por psicóloga, fisioterapeuta e nutricionista. Esses profissionais complementam a equipe já existente, que inclui clínico geral, enfermeiros, agentes de saúde e dentistas.

De acordo com Mariley Gomes, superintendente de Atenção Integral à Saúde, a inclusão de especialidades nas UBS busca superar desafios como filas de espera e melhorar o acesso a cuidados preventivos e de promoção da saúde. “Com essa assistência integrada, pretendemos solucionar grande parte dos problemas de saúde da população diretamente nas unidades básicas de saúde”, pontuou.

A equipe e-multi realiza atendimentos individuais e em grupo, voltados principalmente para a prevenção e promoção da saúde. Além disso, a UBS Jardim Todos os Santos passou a oferecer atendimentos inclusivos voltados para pacientes surdos.

Psicóloga, fisioterapeuta e nutricionista da UBS Jardim Todos os Santos

Leandro Lisboa, fisioterapeuta da unidade e intérprete de Libras, explicou a importância da iniciativa: “Eu ajudei uma paciente surda, que não era minha paciente de fisioterapia, mas estava em outro atendimento com outro profissional, e atuei como intérprete de Libras. Ela ficou feliz ao ser entendida e ouvida, o que demonstrou a importância de um atendimento acessível.” A partir dessa experiência, a unidade passou a oferecer atendimento em Libras, envolvendo profissionais como médicos, psicólogos, enfermeiros, entre outros.

Também foi iniciada a capacitação de outros profissionais de saúde em Libras. “Percebi a necessidade quando uma agente de saúde de outra unidade relatou dificuldades para se comunicar com uma paciente surda. Hoje, já dou aulas de Libras para diversas equipes de UBSs”, destacou

Duas novas unidades, Morada do Morro e Uirapuru, estão em processo de implementação das equipes multiprofissionais. A meta para 2025, segundo a superintendente Mariley Gomes, é expandir o projeto, levando profissionais de diferentes áreas para todas as UBS do município.

Com essas ações, a Prefeitura de Senador Canedo reafirma seu compromisso em oferecer uma saúde pública acessível, inclusiva e humanizada, beneficiando toda a população.

Texto e fotos: Lara Eduarda

Secretaria de Comunicação e Eventos

Botão Voltar ao topo