Secretária de Economia, a fluminense Cristiane Schmidt recebe Título de Cidadania Goiana, nesta 4ª-feira, 1º de junho
A honraria é de iniciativa do deputado Julio Pina (PRTB) e se dá, de acordo com o parlamentar, em razão dos relevantes serviços prestados pela homenageada, que é natural do Rio de Janeiro, ao estado de Goiás. “Como secretária de Economia de Goiás, residente fixa em Goiânia, é pertinente e justo que o Poder Legislativo conceda o Título de Cidadania Honorária a ela, que fez o auxílio ao próximo”, pontua o legislador.
Ao propor o tributo, Pina destacou, em sua justificativa, o extenso currículo de Schmidt: mestre e doutora em Ciências Econômicas pela Escola de Pós-Graduação em Economia da Fundação Getúlio Vargas (EPGE/FGV/RJ), com pós-doutorado na Universidade de Columbia (USA).
Nascida em 2 de janeiro de 1971, Cristiane Alkmin Junqueira Schmidt é, ainda, conforme a propositura, parecerista da Revista de Direito Administrativo (ROA), editada pela FGV Direito Rio, organizadora e uma das autoras do compêndio de quatro livros intitulado Questões Anpec e do livro Macroeconomia para Executivos, além de vários capítulos em outros livros.
A titular da Secretaria de Estado da Economia foi, também, professora de micro e macroeconomia para vários MBAs da FGV/RJ e de managerial economics para o MBA de Manchester Business School, segundo Pina. “Também é consultora para empresas nacionais e organismos internacionais, como o Banco Mundial, através da Davanti Consultoria e Treinamento Econômico”, salienta o texto.
Além disso, em sua justificativa, o parlamentar ressalta outras experiências da homenageada no setor privado e público, no Brasil e no exterior: “Exerceu o cargo de conselheira do Tribunal Administrativo do Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade). Foi secretária-adjunta da Seae/MF, gerente-geral de assuntos corporativos da Embratel, representante da área internacional do Ibre/FGV e diretora do departamento econômico do Family Office do Grupo Libra”, frisou.
No exterior, Schmidt também trabalhou, de acordo com a proposta, como gerente estratégica da Cementos Progreso e diretora executiva da ONG Pacunam, ambos na Guatemala. Foi diretora do departamento econômico da Companhia de Comércio e Exportação, em Porto Rico, e diretora adjunta da autoridade de desenvolvimento local, também em Porto Rico, e lecionou na América Central em escolas de prestígio regional, como a Universidade Francisco Marroquín.
O tributo foi aprovado em segundo turno em junho de 2021 e sancionado pela Governadoria do Estado no mês seguinte. A solenidade para entrega do título será transmitida ao vivo pela TV Alego (canais 3.2 da TV aberta, 8 da NET Claro e 7 da Gigabyte Telecom), site oficial do Parlamento e, ainda, pelo canal do Youtube.