Política
Ronaldo Caiado exalta agronegócio goiano durante evento do setor em Uberaba
O atual cenário do agronegócio goiano foi exaltado pelo governador Ronaldo Caiado neste sábado (27/4), durante abertura da 89ª edição da Exposição Internacional de Gado Zebu (ExpoZebu), em Uberaba (MG). O chefe do Executivo estadual fez questão de destacar, por exemplo, o tamanho do rebanho de bovino de Goiás: “terceiro maior rebanho bovino do país”, disse, fazendo referência aos 24,4 milhões de cabeças registradas em 2022.
Os dados, do Instituto Brasileiro de Geografia (IBGE), destacam os mais de 94 mil animais da raça zebu registrados pela regional goiana da Associação Brasileira dos Criadores de Zebu (ABCZ). Além disso, a entidade aponta que o agronegócio goiano empregou mais de 1 milhão de pessoas em 2023, atingindo o maior patamar dos últimos 11 anos.
Em seu discurso, Caiado também fez um apanhado geral, frisando o salto qualitativo na produção agropecuária da década de 1970 para os dias atuais e a contribuição do segmento para a balança comercial brasileira.
“O Brasil era importador de leite, de carne, de tudo. Neste momento, nós somos o maior fornecedor de proteínas de carne no mundo todo. Atualmente, temos safra que bate a dos americanos”, citou Caiado que, acompanhado da coordenadora do Goiás Social, primeira-dama, Gracinha Caiado, esteve na abertura oficial do evento, ao lado de criadores e autoridades. “Estamos superando as nossas dificuldades com a competência e a dedicação do nosso setor”.
Crescimento
O governador de Goiás apresentou números que sustentam sua defesa. “De 2012 até 2022, o Brasil não cresceria um ponto percentual no PIB se não fosse a agropecuária. O Brasil cresceu 2,9%; a agropecuária cresceu 15,2% em 2023”, destacou. O governador de Minas Gerais, Romeu Zema, ratificou a fala de Caiado. “Quem tem sido carro-chefe nesse crescimento da economia brasileira é o agronegócio que tem batido recorde de produção de carne, de leite, de grãos, de etanol”, citou.
O governador de Goiás apresentou números que sustentam sua defesa. “De 2012 até 2022, o Brasil não cresceria um ponto percentual no PIB se não fosse a agropecuária. O Brasil cresceu 2,9%; a agropecuária cresceu 15,2% em 2023”, destacou. O governador de Minas Gerais, Romeu Zema, ratificou a fala de Caiado. “Quem tem sido carro-chefe nesse crescimento da economia brasileira é o agronegócio que tem batido recorde de produção de carne, de leite, de grãos, de etanol”, citou.
Números
O ministro da Agricultura e Pecuária, Carlos Fávaro, ressaltou a importância de “estarmos olhando para frente, caminhando juntos, fazermos dessa agropecuária a força da economia brasileira”. Ressaltou que esse desempenho não é fruto de uma só pessoa, entidade ou governo, mas um aglomerado de forças em diversas frentes. “É esse o grande segredo que o mundo não consegue entender. Nós não temos orçamento público para fazer os subsídios, subvenções e protecionismo que o mundo faz, mas nós temos competência. E é essa competência que nos diferencia”, defendeu Carlos Fávaro.
Senadora e ex-ministra da Agricultura, Pecuária e Abastecimento do Brasil, Tereza Cristina lembrou o legado de todos aqueles que encamparam as lutas do segmento em outras épocas, citando o exemplo de Ronaldo Caiado. “Eu sei o que vocês fizeram lá no início para que a gente chegasse aqui hoje. Esses homens lá atrás batalharam muito, sofreram muito para que a gente pudesse chegar hoje, com esse setor equilibrado, gerando riqueza e renda para o nosso país”, ressaltou. O presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira, também prestigiou a abertura da feira.
A feira
Realizada pela Associação Brasileira dos Criadores de Zebus (ABCZ), a ExpoZebu chega à sua 89ª edição em 2024, com a expectativa de superar o faturamento gerado no evento anterior que foi de R$ 400 milhões, aproximadamente, firmando-se como uma das exposições mais aguardadas do setor agropecuário. A exposição destaca os avanços na genética zebuína, apresentando as mais recentes técnicas de reprodução, manejo de rebanhos e nutrição animal; palestras; workshops; e programação musical.
“É uma feira onde o material genético brasileiro brilha e a excelência da nossa pecuária está em evidência. E é com orgulho que eu digo, somos referência em genética bovina”, pontuou o presidente da Associação Brasileira dos Criadores de Zebu (ABCZ), Gabriel Garcia Cid. “Temos motivos para comemorar nossa pecuária. O Brasil exportou mais de 2 milhões de toneladas de carne bovina in natura no ano passado. É um recorde histórico. Hoje é o maior exportador desta proteína”.
Até o dia 4 de maio, durante a feira, o Governo de Goiás contará com um estande que apresenta as potencialidades econômicas do estado, além de oferecer degustação de produtos do agronegócio goiano, como queijos, salames e vinhos finos. A participação atende a pedido do governador Ronaldo Caiado. A estrutura do estande foi pensada pela equipe da Secretaria da Retomada, como parte de um projeto de divulgação de Goiás para outros estados.
Os visitantes também terão a oportunidade de conhecer mais sobre os destinos turísticos de Goiás, como a rota dos Pireneus de ecoturismo (cidades de Corumbá, Cocalzinho e Pirenópolis), e o Caminho de Cora (de Corumbá de Goiás à Cidade de Goiás), entre outros. A programação ainda vai contar com oficinas de artesanato e presença de chefs de gastronomia da culinária goiana.