CidadesGoiânia

Rogério Cruz decreta luto oficial por três dias pelo falecimento da ex-primeira-dama de Goiás e ex-deputada federal, Iris de Araújo, aos 79 anos

O prefeito Rogério Cruz e a primeira-dama, Thelma Cruz, manifestaram profundo pesar pelo falecimento, aos 79 anos, nesta terça-feira (21/01), da ex-primeira-dama de Goiás e ex-deputada federal, Iris de Araújo. Ela estava internada no Hospital Israelita Albert Einstein, foi submetida a uma cirurgia no pulmão, no final de semana, mas não resistiu às complicações.

Em nota de pesar, o prefeito destacou a contribuição história de Iris de Araújo ao desenvolvimento e bem-estar da capital Goiânia e do Estado de Goiás, e decretou luto oficial por três dias.

“Na segunda metade dos anos 1960, ela iniciava a trajetória ao lado do então prefeito de Goiânia, Iris Rezende, quando desenvolveu importantes ações sociais como primeira-dama do município”, lembrou Cruz, ao frisar que Dona Iris atuou com liderança no processo de redemocratização, no início dos anos 1980.

Em 1994, Dona Iris aceitou o desafio de ser a primeira mulher a disputar o posto de vice-presidente da República na chapa liderada por Orestes Quércia. Em duas ocasiões, assumiu o mandato de senadora da República, com atuação destacada. Também cumpriu dois mandatos como deputada federal em uma exitosa representação do povo goiano.

No campo social, foi fundadora e a primeira presidente da Fundação Legionárias do Bem-Estar Social, na Prefeitura de Goiânia. No Governo do Estado, em duas oportunidades, na Presidência da Organização das Voluntárias de Goiás (OVG), desenvolveu intenso trabalho social.

Ao longo de mais de 50 anos de dedicação à atividade pública, sempre foi defensora das grandes mudanças em prol dos direitos fundamentais da pessoa humana, para se alcançar objetivos de paz, justiça e amor.

Ponto Facultativo
O prefeito decretou ponto facultativo durante todo o dia 22 de fevereiro de 2023, nos órgãos e entidades da administração pública direta e indireta municipal, em virtude da decretação de luto, no âmbito do município de Goiânia, e do velório da ex-senadora e ex-primeira-dama de Goiânia e do Estado de Goiás, Iris de Araújo Rezende Machado, realizado no Paço Municipal.

O decreto não se aplica aos órgãos e entidades públicas municipais que, por sua natureza, exijam plantão permanente. O documento estabelece que titulares dos órgãos e entidades devem informar ao gabinete do prefeito, os nomes dos servidores plantonistas, para toda e qualquer eventualidade durante o período de que trata este decreto.

Botão Voltar ao topo