Redação do Enem: professores confirmam importância do tema e comentam opções de abordagem
Tema proposto foi: "Desafios para a valorização de comunidades e povos tradicionais no Brasil"
O primeiro dia de provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) aconteceu neste domingo (13), em todo Brasil. Ao todo, 138.979 estudantes estão inscritos em Goiás, considerando as duas versões do exame, impressa e digital. Entre outras questões, os estudantes tiveram que escrever uma redação sobre: “Desafios para a valorização de comunidades e povos tradicionais no Brasil”.
Tendo em vista que apenas 20 estudantes obtiveram nota máxima no exame de 2021 – uma em Goiás -, a reportagem buscou comentários de professores sobre a importância da temática e possibilidades que candidatos poderiam ter explorado para abordar a questão. Acompanhe:
A professora de redação e coordenadora de redação Cristina Alves considerou o tema “extremamente importante, atual e necessário”. “Quando vi a frase temática fiquei muito feliz, porque havia trabalhado com meus alunos um tema sobre as línguas indígenas e o desconhecimento dos brasileiros em relação à própria cultura do país, mostrando as raízes dessa forma de preconceito linguístico e social”, afirmou.
Como as redações do Enem exigem a elaboração de uma proposta de intervenção, os candidatos não poderiam simplesmente mostrar o quão importante é a valorização das comunidades e dos povos tradicionais. A professora de língua portuguesa, Camilla Angélica Dantas, explica que o tema exigia que os estudantes enfatizassem quais os obstáculos para a valorização destes povos e a diversidade existente entre eles.
“Quando a gente bate o olho no tema, a primeira questão que a gente percebe que o candidato precisa é levar em consideração que são diversas comunidades e povos tradicionais. Isso é esclarecido pelos textos motivadores, que existem principalmente os povos indígenas, mas que existem outros muito importantes. E outra coisa são os desafios. A frase tema é muito bastante enfática ao pedir que o candidato fale sobre os desafios que essas comunidades sofrem no contexto brasileiro”, disse
Termo ‘índio’ zera redação?
A professora Cristina também comenta sobre uma preocupação de alguns alunos com relação ao termo ‘índio’, que não é mais utilizado para se referir aos povos indígenas. Ela afirma que ele não é capaz de zerar a redação.