Psicólogas voluntárias serão diplomadas em evento sobre violência doméstica
Idealizado pela vereadora Aava Santiago e coordenado pela pesquisadora Maria Clara, o programa “Acolha Uma Mulher” é pioneiro no estado de Goiás. Trata-se do primeiro programa gratuito e permanente voltado para o acolhimento, orientação e apoio às mulheres da região, reforçando o compromisso com a promoção de direitos e a luta contra a violência de gênero
Nesta sexta-feira, 17 de janeiro, a Ouvidoria da Mulher, coordenada pela vereadora Aava Santiago (PSDB), realizará a entrega dos diplomas às psicólogas voluntárias do programa Acolha uma Mulher, durante a 2ª edição da formação em identificação e atendimento a vítimas de violência doméstica com enfoque jurídico. O evento, gratuito e aberto à comunidade, ocorrerá no Auditório Carlos Eurico, a partir das 8h.
A entrega dos certificados simboliza o encerramento da terceira edição do programa, que atualmente conta com 25 psicólogas voluntárias, responsáveis pelo acolhimento e suporte a 60 mulheres em situação de vulnerabilidade. O momento também marca o início do recrutamento para a quarta edição da iniciativa.
Além da cerimônia de entrega, o evento contará com palestras educativas voltadas à compreensão e aplicação da Lei Maria da Penha e à discussão sobre desigualdades de gênero e violência doméstica, fortalecendo a rede de apoio às vítimas.
A vereadora Aava Santiago destaca a importância do encontro: “Reconhecer o trabalho das voluntárias e habilitar a comunidade são passos fundamentais para enfrentar as desigualdades e proteger as mulheres. Este evento reafirma nosso compromisso com uma sociedade mais justa e segura para todas”, destaca a parlamentar.
A programação inclui palestras com especialistas como o prof. dr. Marco Túlio Elias Alves e a comandante Luiza Sol, abordando temas relacionados à legislação e à segurança das mulheres. O evento é promovido pela Ouvidoria da Mulher em parceria com a Patrulha Mulher Mais Segura e outras instituições.