Projeto que prevê distribuição gratuita de urinol é aprovado em definitivo
A iniciativa é da vereadora Léia Klébia e pretende combater a contaminação que pode ocorrer no uso de banheiros públicos

Projeto de Lei da vereadora Léia Klébia (Podemos) que institui o Programa de Distribuição Gratuita de Urinol Feminino Descartável foi aprovado hoje, 13, em última votação.
São objetivos do programa elaboração e execução de políticas públicas voltadas a saúde e bem-estar da mulher; distribuição gratuita de urinol feminino descartável em eventos públicos, feiras livres, parques e praças; distribuição para mulheres em situação de rua e disponibilização junto aos banheiros públicos e banheiros químicos.
Segundo a matéria, os urinóis fabricados com materiais sustentáveis por empresas sediadas em Goiânia terão preferência de aquisição em igualdade de condições, como critério de desempate, pelos órgãos e pelas entidades responsáveis pelo certame licitatório.
Os sanitários públicos ou compartilhados, em especial, os do tipo químicos, utilizados atualmente em eventos com grande expectativa de publico, podem abrigar inúmeros patógenos considerando as especificidades de demanda de uso e condições de higienização.
“O principal tipo de contaminação que pode ocorrer no uso de banheiros públicos é quando uma pessoa infectada usa o vaso sanitário e deixa patógenos nas superfícies, seja ao redor do vaso, nas paredes ou na maçaneta de entrada. Ao tocarmos essas regiões os patógenos se transferem para o nosso corpo”, explica a vereadora.
“Essa transmissibilidade e maior para doenças do trato gastrointestinal, como infecções intestinais e doenças de alta transmissibilidade, como hepatite A e E, além de problemas de pele”, completa.