Projeto odontológico em Senador Canedo vai atender mais de mil alunos da rede municipal de ensino
Com o lançamento do projeto “Sorrisos do Futuro”, que será realizado nesta quarta-feira (05), a Prefeitura de Senador Canedo vai promover avaliação odontológica para mais de mil alunos da rede municipal de educação. O projeto tem o objetivo de promover a saúde pela atenção odontológica especializada e vai contemplar os alunos com todo o tratamento ortodôntico de forma gratuita.
A fim de prestar a assistência na idade correta, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS), vai para dentro das escolas para realizar essa busca ativa aos pequenos pacientes. As crianças que apresentam alguma necessidade de correção com aparelho devem iniciar o tratamento após a troca da dentição decídua (de leite). Isso costuma acontecer a partir dos 12 anos, entretanto, outros tratamentos podem ser realizados antes desta idade para a manutenção da saúde bucal e esse será o foco do projeto na próxima etapa.
Para iniciar o programa no município, a instituição de ensino piloto será a Escola Abdon Ferreira de Carvalho. Neste primeiro momento todos os alunos vão passar pela triagem e após para seleção dos pacientes. No segundo momento os participantes do programa farão a documentação ortodôntica em clínica credenciada pela Secretaria de Saúde e será iniciado o tratamento ortodôntico.
O prefeito, Fernando Pellozo ressalta que esse projeto vai ser realizado em toda a rede municipal para que os jovens possam ter acesso ao tratamento de qualidade, de forma rápida e no tempo certo.
“Às vezes os pais não tem informação sobre o tratamento, quando iniciar ou o que fazer. Por isso nós sentamos e idealizamos esse projeto totalmente novo para atender os jovens canedenses. Vamos levar até eles todo o tratamento que necessitam para ter uma qualidade de vida melhor e isso mostra que a integração de uma gestão unificada traz frutos que melhoram a vida da população e esse programa é um destes grandes projetos. Aqui, estamos só começando, o nosso objetivo é fazer com que esse atendimento chegue em todas as escolas e se expanda para mais lugares. Pois é só com a população bem assistida, que a cidade se desenvolve.”, conclui o prefeito