Cidades

Projeto cria política de fomento ao ensino de robótica nas escolas

Vereador Marcos Antônio (PDT), autor da iniciativa, propõe estudo da robótica como modalidade extracurricular na Rede Municipal de Ensino

O vereador Marcos Antônio (PDT) apresentou, em Plenário, projeto de lei (PL 274/2024) para criação do Programa “Fomento à Robótica Educacional” – política pública de incentivo ao estudo da robótica na Rede Municipal de Ensino.

Segundo a proposta, a Secretaria Municipal de Educação deverá promover iniciativas para tornar as escolas aptas ao desenvolvimento do estudo da robótica como modalidade extracurricular opcional, sujeita à participação voluntária dos alunos. Para capacitação das escolas participantes do programa, o Município poderá estabelecer parcerias com o Sistema S e com instituições privadas.

“A robótica educacional apresenta grande impacto no desenvolvimento de importantes habilidades, como o pensamento lógico. Ele ajuda a entender e a aplicar processos na resolução de problemas, ao encontrar soluções eficientes para desafios, além de influenciar no pensamento crítico e analítico para avaliar ideias e argumentos, bem como comunicá-los de forma clara”, argumenta o vereador.

“Outro ponto crucial da robótica como ferramenta educacional é a necessidade de inovar e de criar soluções únicas, trabalhando a criatividade dos estudantes e os adaptando a atividades em conjunto com outros alunos, colaborando sempre para relações em equipe, padrões comportamentais da evolução social, como tendência do mundo a tornar-se cada vez mais integrado”, completa.

O projeto segue para análise da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ).

Por: Quezia de Alcântara/Câmara Municipal de Goiânia

Botão Voltar ao topo