Cidades

Procura por testes de covid-19 tem aumento de 67% em Goiânia

A procura por testes de covid-19 aumentou cerca de 67% em Goiânia na última semana. Segundo informações da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), na penúltima semana de agosto (de 20/8 a 26/8) foram realizados, em média, 1.200 testes por dia na capital. Já na semana passada (entre 27/8 e 2/9), o número subiu para 2.000 testes por dia. O balanço é referente às testagens gratuitas disponibilizadas pela gestão municipal.

Goiás registrou o maior salto de novos casos de covid-19 em agosto em relação aos demais Estados brasileiros, segundo levantamento feito pelo Instituto Todos Pela Saúde. De 8% de taxa de positividade nos testes feitos em julho, o índice passou para 20,4% no mês seguinte.

Rede particular
Na contramão da rede pública, os laboratórios privados não registraram aumento significativo na procura por testes de covid-19 nos últimos dias. O jornal A Redação entrou em contato com representantes de quatro laboratórios particulares que funcionam na capital e todos relataram uma busca tímida pelos exames.

Um dos motivos da baixa procura nos estabelecimentos privados pode ser o preço: o teste PCR custa cerca de R$ 240 e o rápido é comercializado por R$ 80, em média. Diariamente, os exames são oferecidos de forma gratuita pela prefeitura de Goiânia em quatro localidades que podem ser conferidas no site ImunizaGyn.

Botão Voltar ao topo