CidadesGoiânia

Prefeitura de Goiânia usa tecnologia para otimizar trabalho de limpeza da rede de drenagem da capital

Equipamento de vídeo inspeção robotizado, inserido na rede de drenagem, mostra em tempo real interior das bocas de lobo e ramais, e determina onde desobstrução deve ser realizada. Caminhão hidrojato também é utilizado, e gasta 20 minutos para desentupir galerias, enquanto equipe manual demoraria até 3 horas para finalizar tarefa

O uso de um equipamento de vídeo inspeção robotizada tem otimizado o trabalho das equipes da Secretaria Municipal de Infraestrutura Urbana (Seinfra), responsáveis pela limpeza de bocas de lobo, ramais e poços de visita de Goiânia. O robô é inserido na rede de drenagem e, em tempo real, mostra aos monitores o interior das bocas de lobo e ramais, e determina onde a desobstrução deve ser realizada.

O laudo sai na hora e, com ele, equipes que operam o caminhão hidrojato sugam a sujeira de dentro da rede. O uso desta tecnologia adotada pela Prefeitura de Goiânia representa melhoria na qualidade do serviço prestado à população. Enquanto o caminhão realiza a limpeza de uma boca de lobo dentro do prazo de 20 a 30 minutos, e de um ramal de 20 a 40 minutos, uma equipe manual gastaria cerca de 30 minutos a até 3 horas para finalizar a tarefa.

“O uso desta tecnologia não apenas otimiza o trabalho de nossas equipes, mas faz também a limpeza de forma mais eficiente, pois chega aos ramais desobstruindo toda a rede de drenagem, o que evita alagamentos e enchentes”, afirma o titular da Seinfra, Denes Pereira.

Entre janeiro de 2022 e janeiro de 2023, a Seinfra limpou 19.392 bocas de lobo, 65.299 metros de ramais, 743 bueiros e pontos, e retirou 4.352,60 toneladas de lixo e entulhos da rede de drenagem da capital.

“É importante que a população colabore com a limpeza da cidade, fazendo o descarte correto do lixo e do entulho para que, em caso de chuva, este material não pare indevidamente na rede de drenagem”, afirma o secretário.

Botão Voltar ao topo