CidadesGoiânia

Prefeitura de Goiânia realiza primeira colheita da horta comunitária cultivada por detentos no Presídio Odenir Guimarães

Foram produzidas cerca de 50 caixas de hortaliças. Parte da produção complementará alimentação dos detentos e o restante será destinado ao Banco de Alimentos da prefeitura

A Prefeitura de Goiânia, por meio da Secretaria de Desenvolvimento e Economia Criativa (Sedec), em parceria com o Governo de Goiás, realizou a primeira colheita da horta comunitária cultivada por detentos no Presídio Odenir Guimarães. A produção atingiu a marca de 50 caixas de hortaliças nesse primeiro momento, apesar do excesso de chuva nos últimos meses, o que atrapalhou o desenvolvimento de algumas plantas.

Os canteiros foram montados em uma área de um hectare dentro do presídio. São cultivados alface, jiló, rúcula, espinafre e rabanete, de forma orgânica, sem uso de agrotóxicos. Parte da produção complementará a alimentação dos detentos, e o restante será destinado ao banco de alimentos da Prefeitura de Goiânia.

O Programa Horta Comunitária na Penitenciária Odenir Guimarães, em Aparecida de Goiânia, foi implantado em dezembro de 2022, por meio de parceria entre a Prefeitura de Goiânia e o Governo de Goiás. A medida objetiva contribuir para a reabilitação de detentos. A atividade também serve como terapia ocupacional dos presos, que podem aprender uma profissão. Dez detentos recebem qualificação profissional para o trabalho na agricultura. A horta é abastecida com mudas doadas pela Secretaria de Desenvolvimento e Economia Criativa (Sedec).

“Essa é uma boa experiência para quem pretende abraçar essa oportunidade de mudança. O projeto vem dando muito certo, principalmente porque os detentos estão muito envolvidos com esta tarefa. A intenção é ampliar o tamanho dessa horta para aumentar nossa produção e ajudar mais famílias “, destaca o secretário de Desenvolvimento e Economia Criativa, Silvio Sousa.

Botão Voltar ao topo