Cidades

Prefeitura de Goiânia prioriza educação especial e atendimento de inclusão

Em 2021, número de salas que ofereciam Atendimento Educacional Especializado (AEE) era 27, atualmente já são 64 em funcionamento

Educação especial e atendimento de inclusão é prioridade da Prefeitura de Goiânia: já são 64 salas que ofereciam Atendimento Educacional Especializado (AEE) em funcionamento | Fotos: SME

 

A Prefeitura de Goiânia, por meio da SME, atende mais de 4,8 mil estudantes com Necessidades Educacionais Especiais, matriculados nas escolas e unidades de Educação Infantil. São atendidos: Transtornos do Espectro Autista (TEA), síndromes, surdez/deficiência auditiva, surdocegueira, baixa-visão/cegueira, deficiência física, deficiência intelectual, deficiência múltipla, transtornos funcionais específicos, condutas típicas, altas habilidades e superdotação e outros.

O titular de Educação, Danilo de Azevedo, destaca a evolução do atendimento na inclusão. “Nós tínhamos 27 salas no início da atual administração, e hoje já chegamos a 64, porque nós sabemos a importância da inclusão nas nossas unidades para as crianças”, afirmou.

Foi registrado o aumento de mil atendimentos, especialmente do transtorno do Espectro Autista, na rede municipal nos últimos dois anos. A rede municipal conta com a oferta de profissional de apoio e também atividades no contraturno através do Atendimento Educacional Especializado (AEE) e em dois Centros Municipais de Apoio à Inclusão (Cmai).

Atualmente cerca de duas mil crianças e estudantes com Transtorno do Espectro Autista são atendidos na rede municipal de educação de Goiânia e são encaminhados a partir da avaliação pedagógica realizada pelas Equipes Multidisciplinares da SME para identificar quais tipos de auxílio será preciso para garantir o desenvolvimento educacional. O processo, segundo a ger. de Inclusão, Diversidade e Cidadania da SME, Lianna Gusmão envolve toda a família.

Talita Sousa e Silva, mãe de uma criança de três anos matriculada na rede, recebeu o diagnóstico do filho há um ano. A mãe participou do “Encontro com as Famílias de estudantes com TEA”, promovido essa semana pela SME.

Talita ressalta que o início foi muito difícil para todos, principalmente por falta de informações. “Agradeço muito à médica do meu filho que insistiu para que eu o matriculasse no CMEI. Os resultados têm sido maravilhosos”, destacou.

Salas de Recursos e CMAIs

Com ambientes acessíveis, carteiras adaptadas e itens pedagógicos essenciais ao processo de ensino-aprendizagem de crianças com Necessidades Educacionais Especiais, as Salas de Recursos Multifuncionais (SRM) fazem parte da política de inclusão desenvolvida pela SME e são instaladas nas escolas ou Centros Municipais de Educação Infantil (Cmeis).

As salas visam promover a articulação do professor do atendimento educacional especializado com os professores do ensino comum, oferecidos nas unidades educacionais que fazem parte da rede. O Atendimento Educacional Especializado tem como função identificar, elaborar e organizar recursos pedagógicos e de acessibilidade que possam promover a plena participação desses estudantes, considerando suas necessidades específicas.

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