Prefeitura de Aparecida vai instalar 300 botões de pânico em escolas e CMEIs
A Prefeitura de Aparecida de Goiânia vai instalar mais de 300 botões de segurança em toda a Rede Municipal de Educação, que corresponde a 94 unidades, entre Escolas Municipais e CMEIs. Ao ser acionado, o dispositivo informa imediatamente as forças de segurança, polícia e bombeiros, sobre a necessidade de apoio ao local para intervenção imediata. A partir desta quarta-feira (12/4), o botão de segurança já está em funcionamento em 34 unidades escolares e é uma das medidas tomadas pelo município para reforçar a segurança nas escolas.
Na manhã desta quarta-feira (12/4), a prefeitura realiza uma reunião com as forças de segurança pública onde serão debatidos e apresentadas medidas para garantir a segurança nas escolas e CMEIs do município. O anúncio das medidas será feito pelo prefeito Vilmar Mariano e pelos secretários de Educação e Segurança Pública de Aparecida na Escola em Tempo Integral Darcy Ribeiro, Comendador Walmor.
A expectativa é de que as 94 unidades estejam com o dispositivo em funcionamento até sexta-feira (14/4). O sistema é todo interligado com o videomonitoramento da cidade, onde as imagens são transmitidas para a Central e é acionada uma viatura da guarda imediatamente. A partir desta quinta-feira (13/4), haverá ainda pelo menos um guarda-municipal em cada unidade escolar da cidade.
Entre os anúncios feitos durante a reunião está ainda a criação do Comitê de Cultura de Paz, com a participação de autoridades de governo, Judiciário, Ministério Público, Defensoria Pública e da sociedade civil. O objetivo do comitê multidisciplinar é tratar preventivamente questões de saúde mental.
O prefeito determinou, por fim, que a secretaria de Educação do município instale, de forma célere, o sistema de acesso às escolas com reconhecimento biométrico.
Outras ações que o município já vem executando para promover a segurança de alunos, servidores e pais é o videomonitoramento, que está em funcionamento desde o mês de março de 2022. Ao todo, as 94 unidades de ensino contam com mais de 1,5 mil câmeras de vigilância distribuídas em pontos estratégicos, dentro e fora das unidades.