Cidades

Prefeitura de Aparecida abre exposição em alusão ao Dia da Consciência Negra

“Cada imagem é empoderada, é forte”, diz fotógrafa autora de alguns registros da mostra; dados do Censo 2022 apontam a pluralidade étnica de Aparecida

Segue aberta até esta sexta (22), das 8h às 17h30, no saguão da Cidade Administrativa Maguito Vilela, a exposição “Um olhar pela igualdade”, promovida pela Prefeitura de Aparecida, através das Coordenadorias de Igualdade Racial e de Direitos Humanos, vinculadas à Secretaria de Articulação Política. A entrada é gratuita.

Com fotografias de pessoas pretas, de religiões de matriz africana, indígenas, quilombolas e da comunidade LGBTQIAPN+, a exposição propõe um olhar mais cuidadoso e respeitoso para com esses grupos étnicos. A iniciativa ocorre em alusão ao Dia da Consciência Negra, comemorado em 20 de novembro.

A exposição foi aberta nesta terça (19) com uma cerimônia reunindo líderes das comunidades representadas na mostra. Os primeiros visitantes puderam acompanhar a apresentação de canções de roda de capoeira e da religião umbandista.

“Nós queremos mostrar que o município de Aparecida tem não só cultura, atos, mas tem também as pessoas, que precisam ser vistas”, explicou André Luiz Barbosa, coordenador de Igualdade Racial e Direitos Humanos.

Uma Aparecida multicultural

Dados do Censo 2022, tabulado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), mostram o retrato de uma Aparecida de Goiânia multicultural, com ampla diversidade étnica. Os que se consideram pardos, por exemplo, representam 58,2% da população local; pretos, 10,6%; brancos, 30,8%; e amarelos, 0,3%.

Mas a cidade conta também com uma comunidade quilombola remanescente de 774 pessoas, ainda conforme o Censo. Os indígenas que vivem em Aparecida formam um grupo de 1.083 pessoas, selando a pluralidade da população aparecidense.

Mestre Dragão, capoeirista e um dos líderes do quilombo urbano existente na Vila Delfiore, aprovou a iniciativa da exposição fotográfica. “Isso, para nós, é estar participando da casa grande [fazendo referência à sede da Prefeitura de Aparecida, centro das decisões políticas do município].”

Exposição segue na próxima semana

As fotos da mostra são do acervo da Prefeitura de Aparecida e da fotógrafa Ariana Tozzatti. “Estar dentro desse olhar e participar desse olhar é muito enriquecedor. Acreditamos que cada imagem é empoderada, é forte”, enalteceu a artista. A exposição “Um olhar pela igualdade” continuará aberta na semana que vem, no Aparecida Shopping, entre os dias 25 e 27 de novembro.

Por Alan David

Botão Voltar ao topo