Aparecida de GoiâniaCidades
Possível surto de escorpiões assusta moradores do Conjunto Estrela do Sul
Um possível surto de escorpiões, e o primeiro caso de picada do animal registrado em 2024, no Conjunto Estrela do Sul, em Aparecida de Goiânia, mobilizou mais de 30 servidores da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) nesta segunda-feira (15/1). Ao longo do dia, as equipes, acompanhadas por agentes da Vigilância em Saúde e da Secretaria de Desenvolvimento Urbano (SDU), retiraram entulhos e dedetizaram locais onde os aracnídeos costumam se abrigar, além disso, foram realizadas inspeções em áreas de maior incidência, como terrenos baldios, para identificar possíveis criadouros e locais propícios para a presença dos escorpiões.
Em nota, a pasta informou que em 2023 foram notificados 55 casos de picada por escorpião na cidade. Por isso, a orientação é para que os moradores também façam a sua parte na prevenção de incidentes com animais peçonhentos. A população pode buscar maiores orientações junto à Vigilância em Saúde pelo telefone 3545-4819.
Nesta segunda-feira (15/1), durante as visitas, os agentes da SMS destacaram que a aplicação de inseticidas específicos e a captura controlada estão entre as estratégias adotadas para minimizar a presença desses aracnídeos.
O coordenador de Vigilância Ambiental e Zoonoses da SMS, Edson Fernandes, destaca algumas dicas para impedir a ocorrência de escorpiões nas casas e quintais. “Todos devem manter limpas as áreas internas e externas dos imóveis, retirando e manejando adequadamente lixo, entulhos, materiais de construção e folhagens, dentre outros. A sujeira contribui para a existência de baratas e outros insetos que servem de comida para os escorpiões”, ressalta.
Para evitar a picada de escorpião e outros animais peçonhentos, o coordenador também aconselha a verificação de roupas e sapatos antes de utilizá-los, além de vedar ou telar ralos e outros espaços que podem servir de porta de entrada para os animais.