Notícias

População pode solicitar resgate de animais silvestres pelo app Gyn 24h

A população de Goiânia pode acionar a equipe de resgate da Agência Municipal do Meio Ambiente (Amma) para atender ocorrências com animais silvestres diretamente pelo aplicativo Gyn 24h. Nesta quarta-feira (7/5), dois chamados feitos por moradores, envolvendo um gambá atropelado no Jardim Goiás e um bem-te-vi debilitado na Avenida Independência, foram atendidos com rapidez, reforçando a eficiência do serviço.

O pedido de resgate do gambá foi registrado às 9h20. Em apenas 30 minutos, a equipe da Amma já estava no local, nas proximidades do Estádio Serra Dourada, onde encontrou o animal com ferimentos visíveis e adormecido. Logo depois, um novo chamado levou a equipe até a Avenida Independência, onde um bem-te-vi foi encontrado caído e enfraquecido.

“Nesses casos mais urgentes, nossa chegada é em poucos minutos, para garantir que o animal tenha chance de recuperação” explicou o gerente de Proteção e Manejo da Fauna, Átila Marques.

Ambos os animais foram encaminhados para o Centro de Triagem de Animais Silvestres (Cetas), espaço do Ibama que conta com estrutura especializada para receber, tratar e reabilitar animais silvestres resgatados na cidade. No Cetas, eles passarão por avaliação veterinária completa e receberão os cuidados necessários para sua recuperação, com a expectativa de que possam, em breve, ser reintegrados ao seu habitat natural.

O resgate de fauna é uma das frentes diárias do trabalho desenvolvido pela Amma, que atua para proteger e garantir o bem-estar dos animais silvestres que vivem ou transitam pelos espaços urbanos de Goiânia. Além dos atendimentos realizados por meio de demandas diretas, que devem ser feitas pelo App Gyn 24h, a agência também realiza ações educativas, monitoramento ambiental e projetos de conservação que buscam fortalecer a preservação do meio ambiente.

A Amma reforça à população que, ao se deparar com animais silvestres feridos ou em risco, o contato deve ser feito pelos canais oficiais, especialmente pelo aplicativo Gyn 24h, disponível gratuitamente para smartphones. “Cada chamado é essencial para evitar sofrimento e garantir que esses animais tenham a chance de retornar à natureza com saúde e segurança”, destaca a presidente da Amma, Zilma Peixoto.

Botão Voltar ao topo