Plenário rejeita veto ao Projeto Ocupa o Centro
Matéria, de autoria da vereadora Aava Santiago (PSDB), restringe circulação de veículos em trecho da Rua 8, aos fins de semana e feriados, ampliando espaço para atividades culturais e esportivas
O Plenário da Câmara de Goiânia derrubou, nesta terça-feira (12), veto integral do prefeito Rogério Cruz (Solidariedade) ao projeto de lei (PL 562/2021), de autoria da vereadora Aava Santiago (PSDB), para criação do Projeto Ocupa o Centro.
Segundo a proposta, o trecho da Rua 8 – a Rua do Lazer – entre a Avenida Anhanguera e a Rua 4, no Setor Central, ficará fechado às sextas-feiras e aos sábados, a partir das 18 horas; e aos domingos e feriados, durante todo o dia. A restrição visa ampliar o trecho em que a população poderá circular sem disputar espaço com veículos.
O objetivo, de acordo com Aava, é o resgate da vocação cultural da Rua do Lazer – que já conta com trecho de calçadão – e do Centro de Goiânia. Para a vereadora, a medida ajudará na recuperação do protagonismo da região como opção de entretenimento e como espaço democrático para manifestações culturais e de lazer, especialmente pelo fácil acesso por parte de diferentes grupos.
Durante os períodos de restrição, serão permitidas atividades culturais, artísticas e esportivas, mediante autorização prévia da secretaria responsável. Os eventos deverão respeitar os níveis máximos de ruídos e outros parâmetros de incomodidade estabelecidos por lei.
Com a derrubada do veto, o presidente da Câmara, vereador GCM Romário Policarpo (PRD), promulgará a lei.
Por: Quezia de Alcântara