Plenário da Câmara de Goiânia aprova instalação de dispositivos contra choques elétricos em praças e em parques públicos
Com objetivo de impedir choques fatais, dispositivos de proteção à corrente diferencial-residual nas redes elétricas deverão ser instalados em equipamentos de lazer e de iluminação

Em Sessão Ordinária nesta quarta-feira (16), o Plenário da Câmara de Goiânia aprovou, em segunda votação, projeto de lei (PL 141/2021) para instalação de dispositivos de proteção à corrente diferencial-residual nas redes elétricas de equipamentos de lazer e de iluminação situados em praças e em parques públicos. De autoria do vereador Lucas Kitão (União Brasil), a proposta tem como objetivo impedir choques elétricos fatais.
Segundo o texto, a instalação deverá observar os parâmetros estabelecidos pela norma técnica de instalações NBR 5410, da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT).
Para o autor da matéria, a falta de vistoria das condições dos pontos de iluminação e das caixas de distribuição de energia oferece riscos à população, especialmente a crianças. “O contato com áreas eletrificadas pode provocar graves danos à saúde e, até mesmo, a morte”, afirmou Kitão.
O projeto segue para sanção ou veto do prefeito Sandro Mabel (União Brasil).