Na 3ª Caravana do Bem – Prefeitura que Cuida, Rogério Cruz sorteia 500 famílias inscritas no programa Moradia Goianiense durante 5º Mutirão do Governo de Goiás
Sorteio será no sábado (14/05), às 14h30, na estrutura montada na Avenida Argentina Monteiro, Conjunto Vera Cruz. Programa lançado em fevereiro tem objetivo de viabilizar a construção de 15 mil unidades habitacionais até dezembro de 2024. “Esse é o primeiro passo para a realização do sonho da casa própria de 15 mil famílias da capital e cumprir nosso compromisso de fortalecer a política habitacional em Goiânia”, afirma prefeito
O prefeito Rogério Cruz inicia a 3ª Caravana do Bem – Prefeitura que Cuida, com o sorteio de 512 famílias inscritas no programa Moradia Goianiense. A ação será no sábado (14/05), às 14h30, na estrutura montada na Avenida Argentina Monteiro, Conjunto Vera Cruz, para o 5º Mutirão do Governo de Goiás. Pela manhã, prefeito visita o canteiro de obras do empreendimento.
Lançado em fevereiro, o programa municipal de habitação Moradia Goianiense tem por objetivo viabilizar a construção de 15 mil novas unidades habitacionais na capital, até dezembro de 2024. O primeiro empreendimento será construído no Conjunto Vera Cruz, em parceria com os governos estadual e federal. Do total a ser sorteado nesta etapa, 128 famílias comporão o cadastro principal e outras 388 integrarão o cadastro de reservas.
As famílias serão divididas por grupos, conforme definido por legislação federal. Assim, 3% das unidades são destinadas a portadores de necessidades especiais, 3% para idosos e outros 94% ao cadastro geral.
O secretário municipal de Planejamento Urbano e Habitação, Valfran Ribeiro, explica que há requisitos definidos pelo Governo Federal e Caixa, um dos entes financiadores dos empreendimentos. Também há regras estabelecidas pelo Conselho Municipal de Habitação. Ribeiro esclarece que “o propósito é evitar fraudes e, assim, beneficiar quem realmente precisa”.
Conforme regras estabelecidas pelo programa, as famílias sorteadas passarão por uma primeira análise para validação das informações prestadas, como comprovação de renda, comprometimento financeiro e quaisquer outras restrições. Após a verificação desses dados, a gestão municipal fará uma análise social da família, que deverá atender requisitos como tempo de moradia na capital há mais de três anos e não ter sido beneficiada por outro programa habitacional em nível municipal, estadual ou federal.
A Prefeitura de Goiânia prevê que as obras do empreendimento no Conjunto Vera Cruz sejam concluídas até maio de 2023, quando as famílias devem receber as chaves. Cada apartamento possui dois quartos, sala, banheiro, cozinha e área de serviço integrada, totalizando 47,73m², área de convivência e garagem.
Rogério Cruz reforça a meta de moradias edificadas no programa até o fim da gestão e afirma que, por ele, “firmamos o compromisso de fortalecer a política habitacional em Goiânia e realizar o sonho da moradia daqueles que necessitam”. Segundo ele, a construção das unidades no Conjunto Vera Cruz é o primeiro passo.
Secretaria Municipal de Planejamento Urbano e Habitação (Seplanh) – Prefeitura de Goiânia