Lançamento da nova edição da M&T Expo apresenta perspectivas para a área da infraestrutura
Durante o evento, a Messe Muenchen do Brasil trouxe a planta da feira, que acontecerá em 2027, em São Paulo
A M&T Expo – part of bauma NETWORK, principal feira de máquinas e equipamentos para construção e mineração da América Latina, tem sido, desde 1995, o ponto de encontro do setor, contribuindo para o crescimento desse mercado e o desenvolvimento socioeconômico do país. A próxima edição, marcada para 2027, foi lançada pela Messe Muenchen do Brasil, com a parceria institucional da Associação Brasileira de Tecnologia para Construção e Mineração (Sobratema), no dia 13 de novembro, em São Paulo.
O evento contou com a palestra de Roberto Figueiredo Guimarães, diretor de Economia e Planejamento da Associação Brasileira da Infraestrutura e Indústrias de Base (ABDIB), que trouxe uma avaliação sobre os projetos de investimentos em infraestrutura na próxima década. Relatório da entidade mostra que os investimentos do país em infraestrutura cresceram 19,6% em 2023, totalizando R$ 213,4 bilhões.
Outro destaque do evento foi a apresentação da planta da M&T Expo 2027. O lançamento foi aberto por Rolf Pickert, diretor geral da Messe Muenchen do Brasil, e Afonso Mamede, presidente da Sobratema.
De acordo com Pickert, a M&T Expo tem um papel importante para o setor de máquinas para construção e mineração, ao reunir todos os stakeholders e apresentar as tendências de mercado, e os principais lançamentos em equipamentos da linha amarela, concreto e asfalto, içamento e movimentação de cargas e pessoas, e na área de peças, componentes e serviços, promovendo networking e fomentando a realização de negócios.
“Desde 1995, a feira tem conectado compradores nacionais e internacionais, das áreas pública e privada, aos principais fabricantes e fornecedores. É uma referência para o mundo e o ponto de encontro desse mercado na América Latina”, destaca Pickert, que ressalta o sucesso da M&T Expo neste ano, quando recebeu mais de 67 mil visitas qualificadas, com profissionais vindos de 77 países e de 26 estados brasileiros e do Distrito Federal.
Para 95% dos visitantes, a M&T Expo gera diversos benefícios aos seus negócios, enquanto 89% do público afirmou ter realizado negócios e/ou novas parcerias. O perfil dos profissionais que participaram da feira: 70% são decisores de compras ou têm envolvimento direto no processo de compra das empresas; 91% buscam realizar compras e encontrar novos parceiros e fornecedores e 54% visitaram a M&T Expo pela primeira vez. “Esse perfil reforça a qualificação dos profissionais que marcaram presença na feira”, pontua o diretor geral da Messe Muenchen do Brasil.
A M&T Expo 2024 apresentou 11 atrações e 72 horas de conteúdo técnico e especializado, ministrados por mais de 100 palestrantes reconhecidos no mercado de construção e mineração e reuniu cerca de 500 empresas e mais de 2000 marcas nacionais e internacionais, que trouxeram seus lançamentos para o evento. A expectativa de negócios iniciados foi de cerca de R$ 9 bilhões.
A pesquisa com os visitantes apontou ainda que 97% pretendem voltar na próxima edição, o que amplia as expectativas de sucesso com a realização da M&T Expo 2027.
Sobre a Messe München
Como uma das maiores empresas de feiras do mundo, com cerca de 50 feiras de bens de capital, bens de consumo e novas tecnologias, a Messe München estabelece novos padrões para inovação e networking. Juntamente com as principais feiras internacionais, como bauma, electronica, IFAT e BAU, a Messe München está constantemente expandindo seu portfólio, adicionando, por exemplo, formatos digitais. Em sua sede em Munique, realiza feiras, conferências e eventos de alta qualidade. Atua em todos os importantes mercados em crescimento, como a China, Índia, Brasil, Singapura e Turquia. Com sua rede de empresas associadas e agências estrangeiras, está presente em mais de 100 países.
Sobre a Messe Muenchen do Brasil
Como parte da estratégia de expansão internacional, em 2017 foi fundada a subsidiária Messe Muenchen do Brasil com o propósito de trazer para o mercado nacional os níveis de excelência e inovação estabelecidos na sede da Alemanha e apoiar o desenvolvimento de feiras de negócios em uma direção especializada e internacionalizada.
Por: Elizabeth Melo