Importância do Proerd
O presidente da Assembleia Legislativa de Goiás (Alego), deputado Bruno Peixoto (UB), participou. nesta quinta-feira, 23, da solenidade em comemoração aos 25 anos do Programa Educacional de Resistencia às Drogas e a Violência (Proerd) no estado. Durante o evento, realizado no auditório Carlos Vieira, no Palácio Maguito Vilela, e que contou com a presença da coordenadora do Gabinete de Políticas Sociais (GPS), primeira-dama Gracinha Caiado, o líder do Poder Legislativo ressaltou a importância do projeto que, segundo ele, tem orientado as crianças e adolescentes a fazerem escolhas “seguras e saudáveis”.
“Esse é um programa de extrema importância para a nossa sociedade. Através dele, as nossas crianças e adolescentes têm sido orientadas e auxiliadas a fazerem escolhas seguras e saudáveis, longe das drogas, do álcool e da violência. Somente em Goiás, nestes 25 anos de trabalho, mais de um milhão de pessoas já foram atendidas. É uma iniciativa que, sem dúvidas, o nosso aplauso, apoio e reconhecimento”, destacou Bruno Peixoto.
Da mesma forma, a primeira-dama Gracinha Caiado, falou sobre a contribuição do Proerd na conscientização das crianças e adolescentes de todo o estado. “O programa permite que as crianças estejam preparadas e fortalecidas para dizerem não as drogas. É através dessa conscientização é que a gente vê o resultado. Aqui em Goiás o programa acontece há vinte e cinco anos e estamos buscando a cada dia mais aperfeiçoá-lo e aumentá-lo para que alcance mais crianças”, disse.
Por sua vez, o secretário de Segurança Pública de Goiás, Coronel Renato Brum dos Santos, salientou o compromisso do programa na prevenção e segurança das crianças. “Vem sendo feito um trabalho conjunto realizado para conscientizar as nossas crianças e adolescentes. É um programa consolidado, são 25 anos em que nós atuamos levando conhecimento e aprendizado aos jovens do estado de Goiás”, afirmou.
Durante a celebração, também foi realizada a entrega da Medalha do Mérito Magistério à subtenente Eliane Cristina, instrutora da primeira turma de formação do Estado e atualmente a mais antiga em sala de aula. A homenagem à policial militar representou o reconhecimento e agradecimento a todos os instrutores do Proerd que, nesses 25 anos de existência do programa em Goiás, fizeram a diferença na vida de mais de um milhão de crianças e adolescentes, dedicandos-se à arte de ensinar.
Também participaram da solenidade os deputados estaduais Julio Pina e Gugu Nader; comandante da Polícia Militar de Goiás, Coronel André Henrique Avelar de Sousa e demais autoridades.
Proerd
O Programa Educacional de Resistência contra as Drogas e à Violência (Proerd) foi criado pelo Departamento de Polícia de Los Angeles, nos EUA, em 1983, por conta do aumento de casos de uso e tráfico de drogas em uma das maiores cidades dos Estados Unidos.
O programa veio para o Brasil nove anos mais tarde, em 1992, sendo o estado do Rio de Janeiro o pioneiro em instituir o projeto no Brasil. Em Goiás, o programa foi implantado em 1998, com a motivação de prevenir e conscientizar as crianças e adolescentes com relação ao uso de drogas e violência. Em 25 anos de atuação, o programa já atendeu mais de um milhão de pessoas.