Cidades

HGG promove programação especial no Dia Mundial da Obesidade em Goiânia

O Hospital Estadual Alberto Rassi (HGG) realiza programação especial no Dia Mundial da Obesidade, nesta segunda-feira (4/3). Uma edição epecial do projeto Saúde na Praça, com atividades de prevenção e serviços gratuitos para a população, entrará na programação. Também está previsto um encontro com pacientes do Programa de Prevenção e Controle da Obesidade (PCCO), com diversas atividades programadas, incluindo treino em circuito e aula de dança. Para encerrar as atividades, o HGG realizará um Mutirão de Cirurgias Bariátricas e Metabólicas, até o dia de 9 de março.

De acordo com dados do Ministério da Saúde, a obesidade afeta 6,7 milhões de brasileiros. O número de brasileiros com obesidade mórbida, ou seja, com Índice de Massa Corporal (IMC) acima de 40 kg/m², chegou a 863.086 em 2022. Segundo a Organização, a obesidade é um dos problemas de saúde mais graves atualmente.

Mutirão de Cirurgias Bariátricas e Metabólicas
O HGG está realizando, até o dia 9 de março, um Mutirão de Cirurgias Bariátricas e Metabólicas com o objetivo de combater a obesidade e o diabetes na população. O mutirão contemplará 16 pacientes do HGG que fazem parte do Programa de Controle e Cirurgia da Obesidade. Essas cirurgias irão zerar a fila de espera dos pacientes que já estão em acompanhamento no hospital e preenchem os critérios para a operação. Atualmente, há cerca de 247 pacientes em tratamento no programa.
O Serviço de Cirurgia Bariátrica do HGG já realizou 1.196 cirurgias desde que o Instituto de Desenvolvimento Tecnológico e Humano – Idtech assumiu a gestão do hospital em 2012. O Serviço de Cirurgia Metabólica, lançado em 2018, foi pioneiro no atendimento e já realizou 258 procedimentos metabólicos. Um dos diferenciais do HGG em relação a essas cirurgias é o tipo de procedimento. Em 2019 o HGG iniciou as cirurgias por vídeo ( laparoscopia), e na época, a média era de quatro bariátricas e duas metabólicas por vídeo. A partir de dezembro de 2023, o hospital passou a realizar em torno de 70% de todas as cirurgias bariátricas e 100% das cirurgias metabólicas por vídeo.  A manutenção de algumas cirurgias bariátricas de forma aberta se devem principalmente ao cumprimento do programa de residência médica que visa a formação dos residentes da especialidade.
No HGG, a cirurgia bariátrica é recomendada para pacientes com obesidade grau III, com Índice de Massa Corporal (IMC) acima de 40, que não obtiveram sucesso no controle de peso com tratamento clínico e que atendam aos critérios estabelecidos. Além disso, a presença de comorbidades como colesterol alto, esteatose hepática e hipertensão são fatores que reforçam a indicação da cirurgia.
Confira a programação completa
8 horas – Aula de dança e palestra com a Fisioterapia
8h30 – Entrega de kits com fruta e palestra sobre Mastigação e Estética Facial
9 horas – Palestra com a psicologia sobre Adesão ao tratamento e continuidade no pós-operatório.
Serviço:
Dia Mundial da Obesidade
Atividades de conscientização sobre a doença
Data: Segunda-feira (4/3)
Horário: 8h às 12h
Local: Praça Abrão Rassi, em frente ao HGG
Botão Voltar ao topo