Hemu promove momento especial para pacientes sobre cuidados com a saúde mental
O encontro faz parte das comemorações ao Janeiro Branco que visa conscientizar as pessoas sobre a saúde mental e emocional
O encontro faz parte das comemorações ao Janeiro Branco que visa conscientizar as pessoas sobre a saúde mental e emocional
A equipe multiprofissional do Hospital Estadual da Mulher Dr. Jurandir do Nascimento (Hemu) promoveu, nesta quinta-feira (09/01), um momento para as pacientes onde foi falado sobre a importância de cuidar da saúde mental. Em alusão ao Janeiro Branco que é uma campanha nacional que visa conscientizar e promover a saúde mental e emocional. A iniciativa foi criada em 2014 pelo psicólogo mineiro Leonardo Abrahão. O nome da campanha remete ao simbolismo do início do ano, quando as pessoas costumam traçar metas e refletir sobre mudanças e recomeços. A cor branca representa uma “folha em branco” sobre a qual é possível escrever sobre desejos e histórias. E foi assim que a psicóloga do Hemu, Marcela Barros, realizou uma dinâmica com os participantes ao entregar uma folha em branco para que todos pudessem expressar o que estavam sentindo naquele momento.
“É sempre bom a gente colocar no papel o que estamos sentindo, além de descarregar a mente nos ajuda a racionar melhor sobre o que estamos passando e a encontrar uma solução para determinado problema. Dedicar esse momento para falar sobre o Janeiro Branco é de extrema importância porque sabemos que muitas pessoas, devido aos afazeres do dia a dia, se esquecem de cuidar de si. Por isso, a importância de falar para elas que cuidar da saúde mental e emocional vai fazer com que elas estejam melhor preparadas para cuidarem de seus filhos e suas famílias. É necessário cuidarmos de nós mesmos, tirar um tempo de lazer, de cuidado e atenção, refletir sobre nossas emoções e nossa saúde mental”, afirmou Marcela.
A atendente Adriana Barbosa que teve seu primeiro filho no Hemu, se emocionou muito durante o encontro. “Eu me emocionei com as palavras da equipe sobre tirar um tempo para a gente cuidar de nós mesmos. É muito difícil parar e pensar sobre isso, mas eu vi que é muito importante. Além disso, aproveito o espaço para agradecer essa equipe maravilhosa que me acolheu e tem cuidado muito bem de mim e do meu filho!”, finalizou.
O momento contou com a participação de enfermeiro, assistente social, psicólogo, fisioterapeuta e representante do departamento de marketing do hospital.
Ana Cléia (texto e foto) / IGH