Golpistas identificados: veja nomes de invasores da Praça dos Três Poderes
Sedes do Palácio do Planalto, do Supremo Tribunal Federal (STF) e o Congresso Nacional foram atacadas e depredadas no domingo (8).
Golpistas identificados: veja nomes de invasores que atacaram os 3 Poderes
Alguns dos bolsonaristas radicais que invadiram a Praça dos Três Poderes e parte dos terroristas que depredaram o Palácio do Planalto, o Supremo Tribunal Federal (STF) e o Congresso Nacional no domingo (8) foram identificados por vídeos que circulam nas redes sociais (Veja abaixo a lista)
Na lista estão: ex-BBB, ex-prefeito, ex-primeira-dama, vereadores, um parente da família do ex-presidente Jair Bolsonaro, servidores públicos e policiais, entre outros. Entenda o que aconteceu.
Nesta terça-feira (10), o governo do Distrito Federal divulgou uma lista com 277 nomes de presos pela invasão à Praça dos Três Poderes.
O Ministério da Justiça e Segurança Pública criou nesta segunda-feira (9) um e-mail para receber denúncias e informações sobre os terroristas que praticaram os atos de vandalismo.
As informações podem ser enviadas para denuncia@mj.gov.br.
Veja quem são os bolsonaristas radicais:
- Adriano Camargo Testoni, coronel da reserva do Exército. Foi exonerado do cargo de assessor da Divisão de Coordenação Administrativa e Financeira do Hospital das Forças Armadas (HFA). Participou da invasão à Praça dos Três Poderes.
Coronel da reserva do Exército Adriano Camargo Testoni participou de atos terroristas em Brasília — Foto: Reprodução
- Adriano Castro, artista plástico e ex-BBB. Participou dos atos golpistas.
Adriano Castro é o ex-BBB que participou de atos golpistas em Brasília — Foto: Reprodução/Twitter
- Alessandra Faria Rondon, administradora de Cuiabá que mora atualmente em Vitória da Conquista, na Bahia. Participou da invasão ao Senado.
Alessandra Faria Rondon invadiu o Senado e pediu a prisão de políticos de Mato Grosso — Foto: Reprodução/Facebook
- Alcimar Francisco da Silva, empresário do segmento de roupas femininas de Sete Lagoas (MG). Participou da invasão ao Congresso e filmou a depredação.
De barba, à esquerda, Alcimar Francisco da Silva fez vídeo com quadro do ex-presidente Jair Bolsonaro — Foto: Redes Sociais
- Ana Carolina Isique Guardiéri, é médica veterinária de Guariba (SP). Participou da invasão ao Congresso.
Bolsonarista Ana Carolina Isique Guardiéri, de Guariba (SP), em atos em Brasília no domingo (8) — Foto: Reprodução
- Andrea Barth, é motorista em Naviraí, no Mato Grosso do Sul. No vídeo abaixo, ela filma outros criminosos a caminho de Brasília. Participou da invasão à Praça dos Três Poderes e filmou a depredação dentro dos edifícios. Andrea também registrou depoimentos dos sul-mato-grossenses que seguiam até o local
Golpista de MS grava depoimentos a caminho do ato terrorista em Brasília
Sul-mato-grossenses que participaram dos atos terroristas falam em Brasília — Foto: Redes sociais
- Carlos Eduardo Bon Caetano da Silva, é auxiliar de necropsia do Instituto-Médico Legal (IML) do Rio de Janeiro. Foi preso em flagrante depredando o Palácio do Planalto.
Auxiliar de necropsia do IML do RJ, Carlos Eduardo Bon Caetano da Silva foi preso no DF — Foto: Reprodução
- Clayton Nunes, é barbeiro em Brasília, no Distrito Federal. Participou da invasão ao plenário do Senado.
Clayton Nunes, barbeiro e bolsonarista radical, publicava vídeos com mensagens sobre um ataque às sedes dos três poderes em Brasília — Foto: Instagram/Reprodução
- Edmar Miguel, conhecido por “Miguel da Laranja”, é morador de Areado (MG). Participou da invasão ao Congresso e gravou vídeo no teto do prédio.
Edmar Miguel comemora após invadir e subir no teto do Congresso: “Tá tudo tomado” — Foto: Reprodução
- Eliane Navarro, servidora pública de Leme, interior de SP. Eliane postou vídeo na Praça dos Três Poderes em que diz: ‘Acabamos de invadir’.
Servidora de Leme. Eliane Navarro fez posts durante invasão na Praça dos 3 poderes em Brasília no domingo — Foto: Reprodução
- Francisco Donizete da Silva, conhecido como Xico Lanche, morador de São Sebastião do Paraíso (MG). Ele gravou um vídeo em que ele mesmo aparece invadindo o prédio do Supremo Tribunal Federal.
Francisco Donizete da Silva, de São Sebastião do Paraíso (MG), gravou vídeo em que aparece invadindo o prédio do Supremo Tribunal Federal (STF) — Foto: Reprodução
- Gilson da Autoescola, é vereador pelo Cidadania em Betim, na Região Metropolitana de Belo Horizonte (MG). Participou da invasão à Praça dos Três Poderes.
Gilson posto que estava em Brasília — Foto: TV Globo / Reprodução
- Gilberto da Silva Ferreira, é suplente de vereador em Nova Santa Rita, Rio Grande do Sul. Participou da invasão ao Congresso Nacional. Em um dos vídeos, Gilberto aparece no Salão Negro do Congresso, ao lado de outros bolsonaristas.
Gilberto da Silva Ferreira, suplente de vereador em Nova Santa Rita, durante invasão do Congresso — Foto: Reprodução/Facebook
- Joelson Sebastião Freitas, é guarda municipal de Foz do Iguaçu, no Paraná. Participou da invasão ao Palácio do Planalto. Em vídeo, Joelson mostra extremistas subindo e descendo pela rampa do edifício.
Joelson, guarda de Foz do Iguaçu, publicou vídeos em ações terroristas em Brasília — Foto: Redes Sociais
- José Paulo Alfonso Barros, empresário e morador de Ponta Porã (MS). Participou da invasão ao Congresso. Um vídeo mostra o empresário dentro do Salão Verde.
José Paulo Alfonso Barros estava em Brasília desde novembro de 2022. — Foto: Redes sociais/Reprodução
- José Ruy é vereador na cidade de Inhumas (GO) e foi filmado no ato na Esplanada no domingo. Participou da invasão à Praça dos Três Poderes. O vereador aparece em um vídeo no telhado do Congresso.
Vereador de Inhumas José Ruy (PTC) é filmado no Congresso durante invasão — Foto: Reprodução/Redes Sociais
- José Donizete Corrêa, é conhecido como “Topera”, bolsonarista de Três Corações (MG). Participou da invasão à Praça dos Três Poderes. Em vídeo, Donizete aparece subindo a rampa e no teto do Congresso.
Bolsonarista do Sul de Minas que perdeu dente em invasão terrorista ao Congresso — Foto: Reprodução / Redes Sociais
- Kennedy Alves, bolsonarista radical de Alpinópolis, em Minas Gerais. Invadiu o prédio do Supremo Tribunal Federal. Ele gravou um vídeo dele mesmo invadindo o prédio e incitando outros bolsonaristas a realizarem depredações.
Bolsonarista de Alpinópolis invade STF durante ataques terroristas em Brasília e divulga imagens — Foto: Redes sociais
- Léo Índio, primo dos três filhos mais velhos do ex-presidente Jair Bolsonaro. Participou da invasão ao Congresso. Uma foto mostra Léo Índio na plataforma em que ficam as cúpulas do Congresso Nacional.
Léo Índio, sobrinho de Jair Bolsonaro, durante invasão do Congreso neste domingo (8) — Foto: Reprodução / Twitter
- Luciano Oliveira dos Santos, é conhecido como Popó Bolsonaro, na cidade de Itabaiana (SE). Participou da invasão ao Congresso. Um vídeo que circula nas redes sociais mostra Luciano dentro da sede do Poder Legislativo.
Sergipano em Brasília antes dos ataques aos prédios dos Três Poderes — Foto: Reprodução/Instagram
- Lucimário Benedito Camargo, conhecido como Mário Furacão. É empresário e presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas de Rio Verde (GO). Lucimário invadiu o Palácio do Planalto. Um vídeo gravado por ele mesmo mostra o interior do Planalto.
Presidente da CDL de Rio Verde, Lucimário Benedito, invade o Palácio do Planalto em Brasília — Foto: Reprodução/Redes Sociais
- Lucivânia Pinheiro Barbosa, é de Campinas (SP) e foi candidata a deputada estadual nas eleições. Participou da invasão ao Palácio do Planalto. Vídeos postados por ela mostram vidros depredados: “O Planalto é nosso e o Senado Federal também”.
Lucivânia Pinheiro Barbosa, candidata a deputada estadual pelo PP, esteve na invasão ao Palácio do Planalto — Foto: Reprodução/Instagram
- Luiz Gonzaga Militão, é ex-secretário adjunto Antidrogas e Direitos Humanos de Divinópolis (MG). Participou da invasão ao Congresso.
Luís Militão durante invasão ao Congresso Nacional — Foto: Reprodução/Redes sociais
- Marco Túlio Rios Carvalho, é advogado e empreendedor de São João del Rei, em Minas Gerais. Invadiu o Congresso Nacional. Marco Túlio foi flagrado por fotógrafo durante a sessão de depredação.
Marco Túlio Rios, no centro da foto, com blusa branca na cintura, foi flagrado no Congresso em Brasília no domingo (8) — Foto: Adriano Machado / Reuters
- Maria Do Perpétuo Socorro Aguiar Germano, é fisioterapeuta e foi candidata a deputada estadual no Ceará. Participou da invasão à Praça dos Três Poderes.
Pérpetua Aguiar, candidata derrotada nas eleições do Ceará, comemorou durante participação nos atos antidemocráticos em Brasília. — Foto: Reprodução
- Marcos Alexandre Mataveli de Morais, é ex-vice-prefeito de Pancas, no Espírito Santo. Participou da invasão ao Palácio do Planalto. Em vídeo, Marcos aparece no interior do prédio.
Marcos Mataveli fez um vídeo na invasão dentro do Palácio do Planalto — Foto: Reprodução/Redes sociais
- Pâmela Bório (PSC), é ex-primeira-dama da Paraíba. É suplente de deputado federal. Nos vídeos que gravou, ela mostrou que subiu no telhado do Congresso Nacional.
Pâmela Bório postou fotos dela, do filho e de outros bolsonaristas invadindo o Congresso Nacional — Foto: Reprodução/Instagram/pamelaboriooficial
- Roniclei Teixeira, morador de Jacundá, no Pará. Participou da invasão ao Congresso.
Paraenses publicam imagens de ato terrotista em Brasília, no DF. — Foto: Reprodução / Instagram
- Samuel Faria, bolsonarista de Socorro (SP) fez um vídeo dentro do Senado agradecendo aos “amigos patriotas” e disse: “Muitos patrocinaram com o PIX”.
Bolsonarista Samuel Faria, de Amparo (SP), filmou ato golpista em Brasília (DF) e agradeceu “patrocinadores” — Foto: Reprodução/redes sociais
- Sara Sany, é protetora de animais de Sete Lagoas, em Minas Gerais. Participou da invasão ao Congresso. Em postagem, ela celebra o ataque: “Invadimos, invadimos”.
Sara Sany gravou invasão ao Congresso Nacional — Foto: Redes Sociais
- Silvério Santos, é policial militar de Goiás. Participou da invasão ao Congresso e postou fotos convocando seguidores para participar do ataque.
PM de Goiás Silvério Santos participou de invasão ao Congresso Nacional durante ato antidemocrático em Brasília — Foto: Reprodução/Redes Sociais
- Symon Patriota, se apresenta como um dos organizadores do acampamento da Escola de Cadetes em Campinas (SP). Em um dos vídeos, ele sobe a rampa do Congresso enquanto profere palavras de ordem.
Symon Patriota, bolsonarista radical de Campinas (SP) que invadiu as sedes dos 3 Poderes — Foto: Reprodução/ redes sociais
- Thiago Queiroz, é advogado e foi candidato a deputado estadual por Patos de Minas (MG). Queiroz fez transmissões ao vivo enquanto participava da invasão ao Congresso Nacional.
Thiago Queiroz, Patos de Minas, ataque aos Três Poderes, Brasília — Foto: Reprodução
- William Ferreira da Silva, conhecido como “Homem do Tempo”, ex-candidato a deputado estadual de Rondônia. Participou da invasão ao prédio do STF.
William Ferreira, de Porto Velho, dentro de área invadida no STF em Brasília — Foto: Facebook/Reprodução
- Zuleica Portes Machado, servidora pública de Paty do Alferes, no Rio de Janeiro. Participou da invasão à Praça dos Três Poderes.
Zuleica Portes Machado, servidora pública de Paty do Alferes que invadiu o Congresso Nacional — Foto: Reprodução/Redes sociais