Notícias

“Goiás e o Brasil perdem uma das mais expressivas lideranças femininas”, diz Rogério Cruz sobre Dona Iris

Ele lembrou, ainda, que "ao longo de décadas esteve na linha de frente na defesa dos direitos das mulheres e dos ideais democráticos"

“Goiás e o Brasil perdem uma das mais expressivas lideranças femininas”, disse o prefeito de Goiânia, Rogério Cruz (Republicanos), ao lamentar o falecimento da ex-deputada federal Iris de Araújo Rezende Machado. Ele lembrou, ainda, que “ao longo de décadas esteve na linha de frente na defesa dos direitos das mulheres e dos ideais democráticos”.

Ainda segundo prefeito da capital, Dona Iris se dedicou à atividade política por mais de 50 anos. “Sempre foi defensora das grandes mudanças em prol dos direitos fundamentais da pessoa humana, para se alcançar objetivos de paz, justiça e amor.”

Ainda na mensagem divulgada nas redes sociais, Cruz diz que “neste momento de grande pesar, elevamos o pensamento a Deus para que console o coração dos filhos Cristiano, Ana Paula e Adriana, netos, familiares, amigos e todos os que admiram a trajetória de nossa eterna Dona Iris”.

A ex-deputada morreu nesta terça (21), aos 79 anos. A também ex-primeira-dama passou por uma cirurgia no fim de semana, mas não resistiu.

Vale lembrar, no fim do ano passado, ela passou mais de dez dias Hospital Israelita Albert Einstein, em Goiânia. Ela teve uma infecção bacteriana nos rins e foi internada em 14 de novembro. Segundo familiares, à época, a infecção evoluiu com síndrome da angústia respiratória aguda.

Viúva do ex-prefeito de Goiânia e ex-governador Iris Rezende, Dona Iris – como era conhecida – esteve na Câmara dos Deputados por dois mandatos (2007 a 2015).

Botão Voltar ao topo