CidadesGoiânia

Goiânia é destaque na imprensa nacional por avanço acima da média do PIB

Por conta do avanço acima da média do Produto Interno Bruto (PIB) – 6,6% em 2022, diante de 2,9% do cenário nacional – , Goiânia foi destaque, na edição deste domingo (23/7), no jornal O Globo. Na reportagem, o veículo apresenta a capital como vitrine rica do país, transformação que ocorreu ao longo dos últimos dez anos, quando houve um boom de crescimento econômico e populacional. No intervalo, a cidade atingiu 1,4 milhão de moradores, um crescimento de 10,4%.

O contraste é apresentado a partir de um episódio envolvendo as duplas sertanejas João Neto e Frederico e Fernando e Sorocaba em 2011. Após um show, os amigos decidiram sair para jantar. Sem alternativas, acabaram em um dos tradicionais pit-dogs da cidade, comendo junto com os fãs.
Dez anos depois, o cenário é outro. “Impulsionada pelo agronegócio e pelo sucesso de sua música, além de contar com indústria automobilística e um polo farmacêutico nos arredores, a capital de Goiás, no centro do país, cresceu muito”, afirma a reportagem.
O destaque é para o desenvolvimento da estrutura urbana da capital. A construção civil ergueu prédios de 52 andares, condomínios luxuosos e casas suntuosas, que se espalharam pela cidade. “Goiânia virou vitrine rica e parece gostar de ser vista”.
A reportagem também diz que o número de restaurantes premiados aumentou, assim como o número de marcas renomadas com lojas em shopping da capital. Dados da Associação Brasileira das Empresas Importadoras e Fabricantes de Veículos Automotores (Abeifa), apresentados na matéria, revelam que o emplacamento de carros de luxo cresceu 29% na cidade no primeiro semestre de 2023. Goiânia ocupa o sexto lugar do ranking desse mercado no país. A fila para adquirir um veículo da marca Porsche pode chegar a um ano em Goiânia.
A escalada econômica da capital também atraiu investimentos em outras áreas, como a medicina. Desde 2021 Goiânia conta com uma unidade do Hospital Albert Einstein, a primeira fora de São Paulo. Além disso, também houve crescimento do mercado de procedimentos estéticos com a abertura de grandes clínicas na cidade.

 

Manutenção aérea
A reportagem entrevistou o prefeito Rogério Cruz sobre a pujança de Goiânia nos últimos anos. Destacando o avanço econômico dos últimos anos, o chefe do Executivo Municipal pretende transformar a capital em referência de manutenção aérea no país, gerando empregos e desenvolvimento social.
O projeto é reduzir o Imposto sobre Serviços de Qualquer Natureza (ISS) de 5% para 2% para o setor. “Nós queremos colocar Goiânia no topo do ramo da manutenção aérea”, afirma Rogério Cruz, explicando que as novas empresas irão impactar com novas vagas no mercado de trabalho.
Botão Voltar ao topo