
Para enfrentar a queda nas temperaturas, a Prefeitura de Goiânia ampliou a capacidade de atendimento a pessoas em situação de rua com uma nova estrutura no Setor Aeroporto. O espaço oferece abrigo noturno, alimentação, cuidados de saúde e apoio da assistência social, reforçando a rede de proteção do município neste período mais frio.
A partir de segunda-feira (19/5), além das casas de acolhimento, um abrigo emergencial passa a funcionar no Setor Aeroporto, preparado para receber homens e mulheres em situação de vulnerabilidade durante as noites mais frias. O local vai funcionar todos os dias, das 20h às 8h, com atendimento completo e gratuito.
De acordo com a secretária Eerizania Freitas, a ampliação dos serviços representa uma resposta rápida e humanizada da gestão municipal frente à chegada do frio. “Nosso compromisso é com a dignidade e a vida das pessoas. Por isso, vamos garantir que essas pessoas não fiquem invisíveis aos olhos da sociedade”, afirma Erizania Freitas
Além do pernoite, os abrigos oferecem alimentação (jantar e café da manhã), kits de higiene pessoal, distribuição de agasalhos e cobertores, atendimento com assistentes sociais e orientações sobre acesso a serviços de saúde. Equipes especializadas fazem a escuta ativa das demandas, encaminham os acolhidos para serviços de documentação, tratamento de saúde, reintegração familiar ou inclusão em programas sociais.
As ações não se limitam aos abrigos. Equipes da Semasdh percorrem diariamente as principais regiões da capital com ações itinerantes de busca ativa, oferecendo cobertores, sopas, refeições quentes e encaminhamentos ao acolhimento.
Locais de acolhimento disponíveis:
Casa de Acolhida Cidadã I
Avenida 24 de Outubro, nº 253 – Setor dos Funcionários
(62) 99207-7758
Casa de Acolhida Cidadã II
Rua 220, nº 887 – Setor Leste Universitário
(62) 99207-8306
Novo ponto de acolhimento
Rua 25-A, Setor Aeroporto – antiga sede da SEMAS (atrás da Central de Óbitos)
(62) 99210-5843
Funcionamento: todos os dias, das 20h às 08h
Canais para denúncias ou encaminhamentos
A população pode acionar as equipes de assistência social pelos telefones:
Casa de Acolhida Cidadã I: (62) 99207-7758
Casa de Acolhida Cidadã II: (62) 99207-8306
Novo ponto de acolhimento (Setor Aeroporto): (62) 99210-5843