CidadesGoiânia

Farmácias de Goiânia registram falta de medicamento para diarreia

Farmácias de Goiânia registram, ao longo desta semana, a falta do medicamento Tiorfan sachê, receitado para casos de diarreia. A ausência do remédio nas prateleiras das drogarias da capital se dá em meio a um surto ativo de diarreia aguda (DDA) enfrentado por 149 cidades de Goiás. Só em agosto, 26.756 casos foram registrados no Estado.

A reportagem entrou em contato com farmácias de diferentes redes em Goiânia e constatou a falta do medicamento. Em um dos estabelecimentos, a farmacêutica citou que há uma “falta geral” do Tiorfan sachê nas drogarias. A reportagem entrou em contato com o Conselho Regional de Farmácia do Estado de Goiás (CRF/GO), que afirmou que ainda irá checar a ausência da medicação.

Surto de diarreia
Goiás vive um surto de DDA. Os dados mais recentes da Secretaria de Estado da Saúde de Goiás (SES-GO) mostram que 149 municípios do Estado estão com surtos ativos da doença, que, segundo a pasta, apresenta aumento em todo o país. Em 2024, Goiás notificou 160.417 casos isolados em todos os municípios.

A SES-GO também informou que investiga as causas dos surtos, mas que as principais causas da DDA registradas são os vírus rotavírus e norovírus, com predominância do rotavírus em vários municípios. A contaminação da água de poços particulares, com presença da bactéria Escherichia coli (E. coli) também foi apontada pela pasta como uma das causas.

Prevenção

A saúde de Goiás informou que a DDA é uma doença que pode ser prevenida e controlada com medidas simples de higiene, saneamento básico e uso de máscara, e ainda:
• Lavar as mãos com frequência, principalmente antes das refeições e após usar o banheiro.
• Consumir água tratada e alimentos bem cozidos.
• Manter os alimentos em locais adequados e protegidos de insetos.
• Buscar atendimento médico em caso de sintomas como diarreia, vômitos, febre e dor abdominal.
Botão Voltar ao topo