Exercício físico na gravidez é tema de encontro do grupo Gestar Vidas
O curso visa incentivar a prática de exercícios pelas gestantes para uma preparação física e psicológica para o momento do parto
A prática de atividade física faz parte da vida. Vivemos em movimento nas ações básicas como andar, sentar, subir, descer, entre outros, e conciliando essas ações a prática de exercícios, se tornam grandes aliados para a saúde. Na gravidez, os exercícios são essenciais. Ajudam no controle da ansiedade, na redução de retenção de líquido, alivia as dores nas costas, auxilia no controle de peso, mantendo mãe e bebê saudáveis.
Caso a gestante não tenha nenhuma restrição médica, a recomendação da Organização Mundial de Saúde (OMS) é de que a gestante faça pelo menos 150 minutos de atividades físicas moderadas por semana.
No encontro do grupo Gestar Vidas, ocorrido na quinta-feira, dia 14, o Hospital Estadual e Maternidade Nossa Senhora de Lourdes (HEMNSL), abordou o tema “Exercícios preparatórios para o parto”. Ministrado pela fisioterapeuta Jackeline Rocha, o curso contou com a parte teórica e prática.
Durante a exposição teórica, Jackeline abordou sobre as alterações que a gravidez provoca na mulher como: modificação corporal e postural, expansão torácica, hiperlordose etc.; os riscos na gestação; os benefícios dos exercícios físicos; e os exercícios que ajudam a se preparar para um parto normal como: hidroginástica, pilates, caminhada, alongamento pélvico, inclinação pélvica e agachamento.
Na aula prática, a fisioterapeuta fez exercícios com as gestantes de alongamento e alguns na bola. “As atividades físicas na gestação trazem benefícios específicos para a mãe e o bebê. Melhoram a oxigenação, ajudam a fortalecer os músculos que dão apoio à coluna e preparam o corpo para o parto”, afirmou a fisioterapeuta.
Marilane Correntino (texto e fotos)