Notícias
Equipe do Sesi de Goiânia vai representar o Brasil em mundial de robótica
A equipe Mach One, da Escola Sesi Planalto, de Goiânia, conquistou o primeiro lugar da F1 in Schools, uma das quatro modalidades do Festival Sesi de Robótica, realizado de 15 a 18 de março, no Arena BRB Mané Garrincha, em Brasília. O título é inédito para Goiás e garantiu uma vaga para a etapa internacional da competição que será em Singapura, de 8 a 14 de setembro. Formado por seis alunos, o time superou 44 equipes de todo o País e dividiu o pódio com estudantes de Santa Catarina e Espírito Santo.
A F1 in Schools instiga os estudantes, de 9 a 19 anos, a montarem escuderias, com três a seis integrantes. As equipes constroem um carro em miniatura, réplica dos carros oficiais de corrida, que, impulsionados por um cilindro de CO2, podem chegar a 80 km/h em uma pista de 24 metros de comprimento. O campeonato, que faz parte de um projeto internacional realizado pela própria Fórmula 1, reproduz desafios profissionais envolvidos em uma corrida de carros do início ao fim, desde a criação da escuderia até o enfrentamento nas pistas.
A Mach One Planalto também conquistou os prêmios de Patrocínio e Marketing e Estande.
Mundiais em Houston e Marrocos
Nas modalidades FIRST Tech Challenge (FTC) e FIRST LEGO League Challenge (FLL), os estudantes do Sesi Goiás também conquistaram vagas para competições internacionais. Na FLL, a Robotic Engineers, do Sesi Campinas, de Goiânia, ficou em 4º lugar geral na modalidade e vai disputar o Open Internetional Marocco, de 18 a 21 de maio. Já na FTC, a Justice FTC Team, do Sesi Planalto, também de Goiânia, faturou o 1º lugar do Prêmio Inspiração e se classificou para Torneio Mundial de Robótica que acontecerá, de 19 a 22 de abril, em Houston, no Texas, nos Estados Unidos.
Na FLL, alunos de 9 a 16 anos formam equipes de 2 a 10 integrantes para construir robôs feitos de peças de LEGO, que devem cumprir uma série de atividades e somar o máximo de pontos em 2 minutos e meio em três rounds. O time ainda é responsável por idealizar e criar um projeto de inovação, que é uma solução para um problema real dentro da temática da temporada, que, neste ano, é Energia.
Já na FTC, estudantes do ensino médio constroem robôs maiores, de até 19kg, a partir de um kit de peças reutilizáveis, tecnologia Android e uma variedade de níveis de programação baseada em CAD, Java e Blocks. Os competidores desenvolvem um portfólio de engenharia para detalhar o funcionamento dos robôs, que devem cumprir atividades, como carregar blocos, em uma arena.
A delegação de Goiás no Festival Sesi de Robótica foi formada por 117 estudantes de Goiânia, Anápolis e Catalão.
O FESTIVAL
Maior competição de robótica educacional do Brasil, o 5º Festival Sesi de Robótica reuniu mais de 2 mil estudantes de escolas da rede Sesi e Senai, públicas e privadas das 27 unidades da federação. Os competidores, com idades entre 9 e 19 anos, desembarcam em Brasília depois de meses dedicados à programação e à construção de robôs e ao desenvolvimento de projetos sociais e de inovação para apresentar e competir com as suas criações.
Confira todos os prêmios conquistados pelos alunos do Sesi Goiás:
F1 in School
1º lugar: Mach One Planalto, do Sesi Planalto – Goiânia
Patrocínio e Marketing e Estande
Classificada para o internacional em Singapura, de 8 a 14 de setembro
FLL
Champions Awards
4º lugar: Robotic Engineers, do Sesi Campinas, em Goiânia (GO)
Classificada para Open Internetional Marocco, de 18 a 21 de maio
FTC
Prêmio inspiração
1º lugar: Justice FTC Team, do Sesi Planalto – Goiânia
Classificada para o Torneio Mundial de Robótica que acontecerá, de 19 a 22 de abril, em Houston, no Texas, nos Estados Unidos.
FRC
Regional Finalist
2º lugar: BrainMachine, da Escola Sesi Senai Catalão
Premiações técnicas
FTC
Prêmio de Controle
2º lugar: BrainMachine, da Unidade Integrada Sesi Senai Catalão
Prêmio Motivação
2º lugar: OUTPUT Jundiaí, da Escola Sesi Jundiaí – Anápolis
Prêmio Divulgação
2º lugar: Justice FTC Team, do Sesi Planalto – Goiânia
FLL
Design Robô
1º lugar: Life Sesi Canaã, do Sesi Canaã – Goiânia
Projeto de Inovação
1º lugar: Titans L.J. Planalto, do Sesi Planalto – Goiânia
Core Values
1º: Amazonas, do Instituto João Margon Vaz – Catalão – escola apadrinhada pelo Sesi