Política

Em sessão na manhã desta 3ª-feira, 21, Bruno Peixoto homenageou educadores com Certificado do Mérito Legislativo

O Poder Legislativo de Goiás homenageou em sessão solene extraordinária, na manhã desta terça-feira, 21, gestores educacionais, com entrega de Certificado do Mérito Legislativo. O reconhecimento, por iniciativa do deputado Bruno Peixoto (UB), teve lugar no plenário Iris Rezende.

Além de Bruno, a mesa diretiva foi composta por: vereadoras por Chapadão do Céu Eunice Ficher Dalto (MDB) e Mirta Andres Schimitt (UB);  os diretores do Colégio Goiany Prestes, professor Werciley Gonçalves da Silva, e do Colégio Assis Chateubriand, professor William Calvão; as diretoras do Colégio Genesco Ferreira Bretas, professora Elandia Maria de Moura, conhecida como “Índia”, e do Colégio Joaquim Edson de Camargo, professora Rosângela Maria do Carmo; e ainda pela gestora do Colégio Dom Fernando I, professora Idaliza Brasil.

Em sua fala, o líder do Governo ressaltou que os homenageados fazem a diferença. “Agradeço a cada um pelo trabalho que está fazendo pela educação”, ressaltou, ao enunciar os desafios dos profissionais da educação em decorrência da pandemia. “Vocês enfrentaram com criatividade e na busca de conhecimento para atender às necessidades da área”, assinalou.

Peixoto ressaltou as ações do Governo estadual a favor da área da educação em Goiás, a exemplo da lei de sua autoria para ampliação dos direitos dos professores e auxiliares. O legislador lembrou que tais profissionais, após treinados e preparados para desempenhar suas funções, anteriormente, eram substituídos em decorrência do final da vigência dos contratos.

A isonomia com salários de conformidade com o piso nacional também foi uma conquista da atual gestão. “Hoje, os professores de Goiás recebem o mesmo que os professores dos outros estados”, frisou Peixoto.

Responsabilidade

A vereadora e educadora por Chapadão do Céu Eunice Ficher (MDB) apontou a importância dos professores. “Nós transmitimos conhecimentos, fazemos diferença na vida dos alunos. Futuramente eles farão diferença numa sociedade justa, correta e honesta, com esses valores plantados na alma.”

A educadora, ainda, ponderou as dificuldades e os percalços da profissão. “Não é uma profissão fácil. No interior os desafios são maiores. Mas, temos amor no coração e estamos sempre empenhados para levar essa profissão a sociedade.”

Também vereadora em Chapadão do Céu e professora, Mirta Duarte (DEM), discursou sobre a responsabilidade em educar. “Nosso compromisso de formar, de moldar, de preparar as gerações futuras para um futuro que é hoje, que já estamos vivendo. É uma grande alegria poder fazer parte de um momento tão importante.”

Ela disse, ainda, que no passado o município foi pouco lembrado pela capital, pelos governantes e pelos legisladores. “Hoje, nós vivemos um outro momento. Nosso município está à disposição para somar com o estado.”

A educadora Elandia Maria de Moura também se pronunciou. Ela agradeceu ao deputado Bruno Peixoto pela solenidade e fez um exercício de fé na boa política, como instrumento de melhorias sociais. “Gosto de política. Esse negócio de dizer que não gosta de política é fofoca. Precisamos convencer o povo, pois somente através da política nós vamos fazer com que nosso país melhore cada vez mais.”

Elandia agradeceu, ainda, aos professores e profissionais da educação. “Nós somos a máquina motriz que move este país”, finalizou.

Agência Assembleia de Notícias
Botão Voltar ao topo