Goiânia

Em ato simbólico, Rogério Cruz transfere capital para Campinas, no aniversário de 212 anos do bairro

Solenidade ocorre no Estádio Antônio Accioly, nesta sexta-feira (08/07), em conjunto com a Câmara Municipal, que também é transferida para o setor. "A Campininha das Flores inspirou muitos gestores goianos e, com toda certeza, está presente em nossas ações", afirma prefeito

O prefeito Rogério Cruz transferiu simbolicamente, nesta sexta-feira (08/07), a capital do Estado para Campinas, em alusão às comemorações dos 212 anos de fundação do bairro. A solenidade, realizada no Estádio Antônio Accioly, foi conjunta com a Câmara Municipal, também transferida para o setor.

“Estou muito feliz por estar aqui hoje, em nossa Campininha, para realizar a transferência e reconhecer que foi aqui onde tudo começou”, declarou o prefeito, em referência ao bairro pioneiro de Goiânia.

“Campinas cedeu espaço para o nascimento da nossa linda capital que, até hoje, reflete em suas cores e belezas o melhor deste lugar. Hoje, expresso toda a minha gratidão aos que se dedicaram neste objetivo maior, que foi a consolidação de uma capital voltada à modernização de Goiás. A Campininha das Flores inspirou muitos gestores goianos e, com toda certeza, está presente em nossas ações”, completou Rogério Cruz.

O vereador Anselmo Pereira destacou a história do bairro, e frisou que Campinas é um dos setores mais importantes de Goiânia. “Um dos grandes polos comerciais do Centro-Oeste”, declarou.

Morador de Campinas há mais de 70 anos, Osvaldo Dionísio dos Santos, 77, fez questão de participar das comemorações. “Estou em Campinas desde 1950. Vi esse bairro crescer e tenho muito orgulho de morar aqui até hoje. Esse costume de transferir a sede do Governo pra cá no dia de hoje é muito importante, resgata a história da cidade e é uma grande festa pra nós”, afirmou.

Para a celebração da data, a Prefeitura de Goiânia intensificou, nesta semana, os serviços de manutenção urbana no bairro. Equipes da Companhia de Urbanização de Goiânia (Comurg) fizeram  remoção de entulhos, varrição, rastelação, roçagem do mato e poda preventiva de árvores, nas principais ruas do setor.

A Praça Coronel Joaquim Lúcio Tavares e Praça da Matriz receberam serviços de higienização e limpeza. O Parque Municipal Campininha das Flores também recebeu benfeitorias. No local, foram realizadas obras hidráulicas, instalação de novas lixeiras e plantio de mudas pela Agência Municipal de Meio Ambiente (Amma).

O aniversário de Campinas é comemorado em 8 de julho, data da provável chegada, em 1810, dos desbravadores ao marco zero da fundação do antigo arraial, convertido mais tarde em município de Goiás. Para a construção de Goiânia, Pedro Ludovico escolheu a então cidade de Campinas, que foi incorporada como bairro da capital. Hoje, Campinas é um dos setores mais importantes de Goiânia, e se transformou em um dos maiores polos comerciais da Região Centro-Oeste.

Homenagem
Durante a solenidade, foram entregues a Comenda do Mérito Campineiro Licardino de Oliveira Ney e o Diploma de Honra ao Mérito para os cidadãos que contribuíram para o crescimento de Campinas, como  pioneiros do bairro, comerciantes, empresários e políticos.

Entre os homenageados estão Clara Accioly, filha do primeiro primeiro dirigente do Atlético Clube Goiâniense, Antônio Accioly; o secretário particular e chefe de gabinete do prefeito Rogério Cruz, José Alves Firmino, o secretário municipal de Cultura, Zander Fábio, o presidente do Atlético, Adson Batista, e o deputado estadual Henrique Arantes.

Secretaria Municipal de Comunicação (Secom) – Prefeitura de Goiânia

Botão Voltar ao topo