Cidades
Educação vai priorizar criação de vagas e contrato de professores em Goiânia
A Prefeitura de Goiânia trabalha, neste início do ano letivo, na ampliação de vagas, contratação de professores substitutos e na entrega de kits escolares aos estudantes. A afirmação é do secretário municipal de Educação da Capital, Rodrigo Caldas, que, nesta terça-feira (30/1), apresentou o planejamento da pasta para o início de ano letivo.
Durante entrevista ao jornal O Popular, Caldas informou que a atual administração já foi responsável pela abertura de mais de 4 mil vagas na Educação Infantil e que atua para inaugurar os Centros Municipais de Educação Infantil (Cmeis) Santa Helena e Bairro Floresta neste início de semestre. “A programação é finalizar essas duas obras no fim de fevereiro e entregar em março deste ano. A nossa previsão também é concluir outras dez obras que foram paralisadas por gestões anteriores”, disse.
O secretário também explicou que a entrega de kits escolares é uma novidade da atual administração e que, agora, após o período de confirmação de matrículas, a Secretaria Municipal de Educação (SME) vai realizar a entrega de material escolar e de uniformes para as unidades de ensino. “As escolas estão preparando o envio da grade com o tamanho específico de cada estudante para que possamos dar início à confecção dos uniformes. A expectativa é entregar os itens já no mês de fevereiro”, afirmou.
O titular da SME explicou ainda que o município abriu, na semana anterior, processo seletivo para contratação temporária de servidores que estão afastados por algum tipo de licença médica ou de interesse particular. “Estamos atuando para garantir atendimento aos nossos estudantes com a abertura de um novo processo seletivo, uma vez que um servidor concursado não pode substituir um profissional de licença ou atestado”, acrescentou Caldas.
Segundo Rodrigo, até a conclusão do processo seletivo, o município autorizou que os profissionais temporários que já atuam na rede municipal de ensino continuem exercendo suas funções. “Por meio de uma decisão de gestão, respaldada pela Procuradoria-Geral do Município, permitimos que esses profissionais continuem trabalhando até a conclusão do processo seletivo. Estamos garantindo, com essa medida, que não haja déficit de profissionais”, acrescentou o secretário.
Por fim, Rodrigo Caldas explicou que todas as medidas adotadas pela atual gestão, que registrou um salto no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) de 9º para o 4º lugar entre as capitais brasileiras, visa fortalecer o processo de ensino-aprendizagem em toda as unidades da rede. “Todos esses projetos mostram o cuidado que a gestão tem com as crianças e os estudantes. Trabalhamos para oferecer o melhor para todos que estão matriculados em nossas instituições educacionais”, concluiu.