Dia da Mulher será celebrado com lançamento de projetos e posse de nova secretária
Evento dará início a Campanha “Mulheres em suas Múltiplas Funções”, que se estenderá ao longo do mês de março com diversas ações na cidade; na ocasião, o prefeito Vilmar Mariano empossará Eudenir de Souza (Tia Deni) como secretária de Políticas Públicas para as Mulheres de Aparecida; primeiro projeto da pasta, “Quem Ama Cuida! Lei Maria da Penha nas Escolas”, será lançado na sequência
Com foco no empoderamento feminino, a Prefeitura de Aparecida de Goiânia, por meio da Secretaria de Assistência Social (SEMAS), lançará, nesta quarta-feira, 08, às 14h30, no Anfiteatro Municipal Cantor Leandro, a Campanha “Mulheres em suas Múltiplas Funções”, em alusão ao Dia Internacional da Mulher, comemorado no dia 08 de março.
Ao longo do mês, o tema será abordado nas rodas de conversas dos Centros de Referências e Assistências Sociais (CRAS) da cidade, com as mulheres em situação de vulnerabilidade social, que são assistidas pelas unidades. Empresas e indústrias de Aparecida que contém mulheres em seu quadro de funcionários também contarão com palestras sobre o tema com mulheres inspiradoras.
Segundo a secretária Municipal de Assistência Social, Sulnara Santana, o tema surgiu com o objetivo de incentivar a mulher a ser empoderada e a buscar a sua realização profissional. “Com o crescimento do feminismo, felizmente o papel da mulher na sociedade evoluiu. A mulher moderna pode fazer tudo que ela quiser, inclusive, ter múltipla funções”, destacou Sulnara.
“Com esse viés, a campanha irá falar sobre as possibilidades de a mulher fazer o que bem entender, ter sua independência. Em alguns casos, a fórmula para isso é a autonomia financeira. A mulher que decide empreender ou buscar crescer profissionalmente não precisará mais se submeter a relacionamentos abusivos e violentos, pois não dependem mais de seus parceiros para se sustentar. Nosso objetivo é dar autonomia e empoderamento para as nossas mulheres”, reiterou a secretária.
Posse da primeira secretária municipal de Políticas Públicas para as Mulheres de Aparecida
Ainda em celebração ao Dia Internacional da Mulher, o prefeito de Aparecida de Goiânia, Vilmar Mariano, acompanhado da primeira-dama e secretária de Assistência Social, Sulnara Santana, irá empossar a primeira secretária de Políticas Públicas para as Mulheres do município. Eudenir de Souza, mais conhecida popularmente como Tia Deni, deixará o cargo de secretária executiva da Mulher, ligada a Secretaria de Assistência Social, para assumir a nova pasta da gestão.
Com 54 anos de idade, Tia Deni é natural de Brasília (DF) e escolheu Aparecida de Goiânia para morar, desde 1984. Ela é viúva do ex-vereador João Antônio e mãe do Gustavo de Souza. Advogada, empresária no ramo da educação há 32 anos, começou a vida pública em 1986 como professora do Colégio Estadual Rui Barbosa, no setor Vila Alzira. No ano seguinte, Tia Deni foi eleita diretora da unidade, e cumpriu o mandato por três anos. Em 2017, na gestão do ex-prefeito Gustavo Mendanha, foi convidada a assumir a Secretaria Executiva da Mulher na Secretaria de Assistência Social, função a qual ocupou até agora.
Durante esses seis anos à frente da Secretaria Executiva da Mulher desenvolveu campanhas temáticas de Prevenção Contra a Violência Doméstica e Familiar, Crime de Importunação Sexual, Divulgação da Central de Atendimento à Mulher DISQUE 180 nos ônibus e terminais de transporte coletivo. Também foram intensificadas campanhas voltadas ao combate ao câncer de mama e colón de útero, que inclui várias edições da marcante “Caminhada Eu Vou de Rosa!”.
Projeto “Quem Ama Cuida! Lei Maria da Penha nas Escolas”
Passado as comemorações, a nova secretária Municipal da Mulher, Tia Deni, fará o primeiro ato como secretária. Ela vai lançar o projeto “Quem Ama Cuida! Lei Maria da Penha nas Escolas”, que é uma iniciativa voltada para estudantes, educadores e familiares das escolas do município, com o objetivo de mostrar a importância da Lei Maria da Penha, além de ajudar a conscientizar sobre a necessidade de combater a violência contra a mulher e familiar.
A iniciativa será realizada em parceria com a Secretaria Municipal de Educação (SME) e da Rede de Atenção e Proteção a Mulher em Situações Violência, composta pelo Poder Judiciário, Ministério Público, Defensoria Pública, Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) Subseção de Aparecida de Goiânia, Polícia Civil, Polícia Militar, Conselho Municipal dos Direitos da Mulher, das Secretaria Municipais de Habitação, Trabalho, Assistência Social, Saúde e Segurança Pública.
Todas as coordenadas do projeto serão repassadas aos gestores das unidades de ensino municipal e privada, que estarão presentes no evento dia 08 de março. O projeto se baseia em levar o debate sobre a violência Contra a Mulher para dentro das escolas por meio de rodas de conversa com os alunos e os familiares.
“Nas escolas poderemos falar sobre o assunto da forma mais didática possível. Muitas crianças vivem em um ambiente abusivo em suas casas e, às vezes, algumas até pensam que é normal, porque é o que estão acostumadas. Então, o nosso objetivo é cortar o mal pela raiz e impedir que elas repliquem no futuro o que aprenderam em casa”, explicou Tia Deni.
Com duração de um mês em cada unidade escolar, o projeto irá funcionar em quatro módulos: no primeiro, os professores e gestores escolares receberão uma capacitação sobre como realizar as abordagens do tema com os alunos; a segunda etapa será feita com as crianças, que serão abordadas com uma linguagem desenvolvida para cada faixa etária; já o terceiro módulo, será realizado um encontro com os pais e depois com as mães para promover a conscientização e uma reflexão sobre o tema; e por último, a secretaria realizará uma ação social aberta à comunidade, ou seja, a escola estará pronta para conscientizar todos da comunidade que precisarem de informações.