Política

Comitiva chinesa participa de almoço com Caiado em busca de novos negócios

Em busca de oportunidades de investimentos em Goiás, principalmente no setor agrícola, uma comitiva de 21 chineses, entre autoridades, empreendedores e tradutores, foi recebida pelo governador Ronaldo Caiado, nesta quarta-feira (8/5), em Goiânia. A delegação, inclui representantes de 11 empresas do país asiático. O chefe do Executivo ofereceu um almoço na sede oficial do governo, o Palácio das Esmeraldas.

“Cada vez que vou à China, me impressiona o quanto estão evoluindo em tecnologia e obtendo resultados em termos de qualidade de vida. Precisamos trazer para o Brasil esse investimento em talento, pesquisa, inovação e abertura de mercado. O Brasil é um país continental que tem toda possibilidade de melhorar a vida dos goianos e dos brasileiros”, ressaltou Caiado.
A comitiva chinesa está em Goiás desde segunda-feira (06/05). Na programação de três dias no estado, foram realizadas visitas às empresas do setor agrícola Beauvallet Goiás Alimentos e Grupo Canassa, ambas localizadas na cidade de Inhumas. O grupo é liderado pelo vice-governador Shi Qingshuang, responsável pelo setor de agricultura da província de Hebei. Integram a delegação empresários dos setores de comércio de frutas, frango, criação de gado, laticínios, produtos químicos agrícolas e importação de alimentos, além de suprimentos médicos.
“Este ano faz 30 anos que Hebei é considerada província-irmã de Goiás. Essa vinda tem um só objetivo, que é reforçar a nossa amizade e construir novas parcerias no futuro”, afirmou Shi Qingshuang. “Nós tivemos oportunidade, tanto eu quanto o governador, de conhecer a província no ano passado. Ficamos impressionados e motivados a fortalecer essa cooperação”, respondeu o vice-governador Daniel Vilela.
Em outubro de 2023, a vice-governadora de Hebei, Jin Hui, também esteve no estado em busca de novos negócios. A visita antecedeu a missão goiana na China, em novembro do mesmo ano. Antes do almoço desta quarta, governo e chineses tiveram uma reunião de trabalho, com participação de secretários e representantes de entidades do setor produtivo goiano.
Comércio Goiás – China
Em 2023, a China foi o maior parceiro comercial do estado, sendo o destino de 51% das exportações no acumulado geral do ano. Em segundo lugar esteve a Indonésia, com 3% das exportações goianas. Somente nos três primeiros meses de 2024, o saldo da balança comercial entre Goiás e China registrou o valor de US$ 826,9 milhões, representando 9,3% do total do saldo brasileiro para o período.
“Os números refletem o sucesso das relações entre Goiás-China, que sempre foram frutíferas, mas melhoraram ainda mais desde a missão ao gigante asiático feita pelo Governo de Goiás no último ano”, ressalta o titular da SIC, Joel de Sant’Anna Braga Filho. Também participaram da agenda os secretários Pedro Salles, da Infraestrutura; Yara Nunes, da Cultura; e José Frederico Lyra Netto, de Ciência, Tecnologia e Inovação.
Botão Voltar ao topo