Comissão de Transição recebe dados da Secult e de outras três pastas
Quinto encontro temático foi realizado nesta terça-feira (3/12), no Paço Municipal, com a presença do prefeito eleito Sandro Mabel
A Comissão de Transição da Prefeitura de Goiânia se reuniu novamente nesta terça-feira (3/12), no Paço Municipal, para a apresentação dos projetos em andamento na Secretaria Municipal de Cultura (Secult), Secretaria Municipal de Comunicação (Secom), Secretaria Municipal dos Esportes (SMESP) e Agência Municipal de Turismo, Eventos e Lazer (Agetul). Esse foi o sétimo encontro do grupo de trabalho, quinto encontro temático.
“As pastas têm apresentado suas realizações, os entraves e o que elas pensam para o futuro, o que tem sido interessante”, destacou o prefeito eleito Sandro Mabel, ao frisar que sua equipe busca também debruçar-se sobre os números. “A transição está caminhando bem, estamos entendendo bem o trabalho de cada pasta”, concluiu. Segundo o secretário de Governo, Jovair Arantes, a equipe da atual gestão está aberta a contribuir em tudo o que for a favor da capital. “Estamos na mesma direção”, assinalou.
A Secult apresentou as iniciativas voltadas para a valorização dos artistas locais e a descentralização de eventos em todas as regiões da cidade. Foi citado o aporte de aproximadamente R$ 13 milhões para o setor e a realização de mais de 400 eventos por ano. O calendário cultural da cidade foi compartilhado com a comissão para reforçar a importância de dar continuidade aos trabalhos de ampliação das políticas culturais.
A Secom apresentou, dentre outras informações, relatório detalhado das estratégias realizadas entre 2021 e 2024, planejamento para divulgação de ações e relacionamento com a imprensa, além das reformas estruturais feitas na secretaria. Já a pasta dos Esportes destacou a ampliação do programa Esporte nos Bairros, o pagamento de emendas e investimentos para atender quase 100 entidades conveniadas e parceiras, bem como ações para promoção de inclusão esportiva.
A Agetul apresentou as ações realizadas no Parque Mutirama e no Zoológico de Goiânia. No Mutirama, foram destacadas melhorias nos contratos de terceirização, serviços de limpeza realizados pela Agetul e Comurg, e a necessidade de ajustes estruturais e contratuais para novos processos licitatórios. No Zoológico, as ações incluem reformas de recintos para novos animais, parcerias com a UFG, além de diálogo com outras unidades de conservação.
Secretaria Municipal de Comunicação (Secom) – Prefeitura de Goiânia04