Política

“Com Caiado governador, o Entorno não será mais esquecido”, garante Gracinha Caiado

Na abertura do Mutirão em Formosa, a primeira-dama abriu trabalhos de mais uma ação do programa Goiás Social que oferece, em um único lugar, mais de uma centena de serviços gratuitos à população. Pela terceira vez em 2022 na região do Entorno, Mutirão conta com uma novidade em sua oitava edição: o serviço de consultoria financeira e planejamento que estará disponível para micro e pequenos empresários da região. Para o público em geral, ainda são ofertadas 4.200 vagas de emprego, além de cursos profissionalizantes

Cecília Cristina do Carmo, de 38 anos, é uma das moradoras formosenses que foram até o mutirão neste sábado para buscar atendimento (Fotos: Júnior Guimarães)

A presidente de honra da OVG e coordenadora do Gabinete de Políticas Sociais (GPS), primeira-dama Gracinha Caiado, acompanhou neste sábado (18/6) as atividades da oitava edição do Mutirão Governo de Goiás, iniciativa do programa Goiás Social que oferece, em um único lugar, mais de uma centena de serviços gratuitos à população. Pela terceira vez em 2022, a região do Entorno do Distrito Federal recebeu o evento, e até domingo (19/6) oferecerá atendimentos aos moradores de Formosa, Planaltina, Água Fria de Goiás, Cabeceiras e Vila Boa.

“O Goiás Social é uma forma de levar toda estrutura do Estado diretamente a quem mais precisa, e esta é a terceira ação do Goiás Social que fazemos no Entorno, apenas nas últimas semanas. Nos últimos governos, o Entorno era esquecido, o que gerou muita insatisfação e até desconexão com o restante do Estado. Hoje, é visível a melhoria da qualidade de vida, fruto de um trabalho árduo do governador e toda a sua equipe. Com Caiado governador, o Entorno do DF nunca mais será esquecido”, afirmou a primeira-dama durante a abertura do evento.

Em Formosa, a estrutura está montada na Avenida José Lobo, número 26, no Jardim Califórnia. Nas duas últimas edições do Mutirão Governo de Goiás, em Luziânia e Valparaíso, foram realizados mais de 170 mil atendimentos. No próximo final de semana, mais um evento do Goiás Social está marcado para acontecer em Águas Lindas de Goiás, também na região do Entorno. “Mais do que nunca, o Entorno é, com muito orgulho, de Goiás e vamos continuar trazendo cada vez mais benefícios e recursos para cá”, completou a primeira-dama.

Gracinha Caiado abre 8ª edição do Mutirão Governo de Goiás, em mais uma ação do Goiás Social (Fotos: Júnior Guimarães)

Ao lado de Gracinha na abertura do oitavo Mutirão, o prefeito de Formosa, Gustavo Marques, agradeceu pela parceria com o Governo de Goiás e falou sobre a importância das ações sociais da gestão estadual. “Hoje são mais de 170 atendimentos, e é uma grata satisfação receber toda essa estrutura aqui em Formosa, sabendo do olhar atento da primeira-dama e do governador à realidade da população, fazendo com que os projetos não sejam em vão e que eles realmente promovam a mudança na vida das pessoas, de acordo com as suas demandas”, afirmou o gestor.

Cecília Cristina do Carmo, de 38 anos, é uma das moradoras formosenses que foram até o mutirão neste sábado para buscar atendimento e também para receber o cartão Mães de Goiás, programa de transferência de renda do Governo do Estado que garante o valor mensal de R$ 250 para mulheres com filhos de até seis anos de idade. No evento, cerca de 900 novas mães vão receber o benefício. Em entrevista, Cecília conta, emocionada, que o dinheiro chega em boa hora e vai complementar a alimentação dos dois filhos. “Esse dinheiro vai me ajudar bastante, e tenho certeza que vai ajudar também muitas outras mães”, conta.

Com o cartão em mãos, Cecília também pretende aproveitar a estrutura montada na porta de casa para buscar mais atendimentos. “Hoje, esse evento vem para amparar muitas famílias, com muita atenção e facilidade. Nem sempre é possível se deslocar de uma cidade para outra atrás desses serviços, é muito difícil. Mas agora, com o governo aqui, facilita tudo”, completa. Atualmente desempregada, Cecília Cristina vai poder conferir, por exemplo, milhares de vagas de emprego disponíveis para esta edição do Goiás Social. Para o público em geral, estão sendo ofertadas 4.200 vagas de emprego, além de cursos profissionalizantes. “Ao final do curso, quem quiser empreender poderá contar com o nosso Crédito Social, que visa estimular o empreendedorismo na população mais vulnerável, com investimento direto no comércio local”, explica o secretário de Estado da Retomada, César Moura.

Na última sexta-feira (17/6), o governador Ronaldo Caiado esteve em Formosa para vistoria da estrutura do Mutirão e, durante a passagem pelo local, também destacou a oferta de empregos e cursos de capacitação nesta nova ação do Goiás Social. “Teremos cursos de confeitaria, cabeleireiro, manicure e massagem. Se a pessoa estiver no cadastro único já recebe o dinheiro para comprar os aparelhos para instalar seu negócio. Tenho dito aos prefeitos que o meu compromisso é transferir o Estado para cada município de Goiás, para o cidadão ter acesso a todos os serviços. Não pode ser temporário, vai ser uma realidade no Estado de Goiás”, explicou Caiado, na ocasião.

Mais serviços

Outra grande novidade para o Mutirão em Formosa é justamente o serviço de consultoria financeira e planejamento, disponível para micro e pequenos empresários da região, assim como o cadastramento e renovação da carteira do artesão. Além disso, uma das apostas para a oitava edição do Mutirão Governo de Goiás é a emissão de carteira de identidade, cujo saldo pode superar as edições anteriores. No último evento do Goiás Social, em Valparaíso, foram emitidas mais de mil carteiras de identidade, maior número de todas as edições do evento. Para isso, o serviço começou a ser disponibilizado ainda na sexta-feira, sem necessidade de agendamento, como forma de atender a grande demanda. “A Polícia Civil está presente trazendo pelo menos 1.100 mil RGs. Estamos providenciando a documentação completa para a população”, destacou o delegado-geral da Polícia Civil, Alexandre Pinto Lourenço.

Consultas e exames oftalmológicos, testagem para Covid-19, vacinação, ecocardiograma, eletrocardiograma, doppler, cadastro de medula óssea, doação de sangue, mamografia e exames citopatológicos, entre outros atendimentos, mais uma vez estão à disposição da população no local. Os moradores ainda podem contar com serviços como corte de cabelo; registro de certidões de nascimento, casamento e de óbito; emissão de passaporte do idoso; carteira da pessoa com deficiência e carteira do autista.

Serão entregues, ainda, 1 mil cartões do programa Pra Ter Onde Morar – Aluguel Social, no valor de R$ 350 mensais. Já a Organização das Voluntárias de Goiás (OVG) realiza a entrega de donativos sociais diversos, como andadores, bengalas e cadeiras de rodas. Nos guichês do Vapt Vupt são disponibilizados serviços do Detran, Saneago, Secretaria da Economia e Ipasgo, como parcelamento do IPVA e emissão da 1° e 2° via do CPF. Já no Expresso Totem, os cidadãos poderão acessar mais de 20 opções digitais, como impressão da 2ª via da fatura de água, consulta de débitos, entre outros.

Consultas e exames oftalmológicos também tiveram alta procura em Formosa (Fotos: Júnior Guimarães)

“Esse é o Goiás Social, trazendo mais uma vez atendimento a quem mais precisa com toda estrutura do Estado, com conforto e celeridade. Graças às parcerias com os municípios, nós conseguimos cada vez mais oferecer serviços de qualidade e garantir direitos, sem deixar ninguém para trás”, arremata a primeira-dama Gracinha Caiado.

A abertura da oitava edição do Mutirão Governo de Goiás contou ainda com a presença da primeira-dama de Formosa, Caroline Marques; do vice-prefeito de Cabeceiras, Manoel Teixeira; do secretário de Estado de Desenvolvimento Social, Wellington Matos; do secretário de Saúde, Sandro Rodrigues; do presidente da Agência Goiana de Habitação, Pedro Sales; da secretária de Educação, Fátima Gavioli; da secretária da Economia, Cristiane Schmidt; do secretário de Indústria e Comércio, Joel Sant’anna; do ex-secretário de Esporte e Lazer, Rafael Rahif; do presidente da Goiás Turismo, Fabrício Amaral; e do secretário de Administração, Bruno D’Abadia.

Fonte: Gabinete de Políticas Sociais (GPS)

Botão Voltar ao topo