Câmara de Aparecida vai debater mudança de nome da cidade
A Câmara Municipal de Aparecida de Goiânia deve debater a mudança de nome da cidade. A medida decorre de um projeto de lei que tramita na Assembleia Legislativa que prevê a alteração do nome do município para “Aparecida”.
O projeto foi enviado para a Câmara de Aparecida após o deputado Lincoln Tejota (UB) solicitar, na Comissão de Serviços e Obras Públicas, conversão do processo em diligência para colher manifestações da prefeitura e do legislativo municipal.
O presidente da Câmara Municipal de Aparecida, André Fortaleza (MDB), diz ter recebido o projeto através do autor, Paulo Cézar Martins (PL). Com isso, deve discutir o assunto com os demais vereadores, e, se possível, realizar audiências públicas e enquetes.
“Acredito que é preciso ouvir bem a população, pois se trata de um projeto de grande envergadura. O deputado [PC Martins] se prontificou a ajudar nas discussões. Assim, vamos procurar ouvir com calma a população”, ressalta o vereador.
O projeto
O autor do projeto argumenta que recebeu de Maguito Vilela o pedido de mudança do nome da cidade. Além disso, contribuiria para elevar a autoestima da população aparecidense.
O projeto prevê que os mapas e os novos documentos oficiais que se referirem ao município como sendo Aparecida de Goiânia sejam alterados.
“Esse último topônimo [Aparecida de Goiânia, escolhido em 1963] não é consenso entre os moradores do município, visto que proporciona uma identificação com Goiânia, impedindo a cidade de Aparecida de ter sua própria identidade” aponta o projeto.
Além disso, a matéria prevê ser imprescindível, antes da aprovação, a realização de um plebiscito com a
população, a fim de debaterem sobre a alteração em questão