Caiado deve nomear ex-presidente do Ipea sob Bolsonaro para chefia do Instituto Mauro Borges
Erik Figueiredo substituirá Guilherme Resende, que, há dois anos e meio, ocupa a diretoria-executiva do IMB
O governador Ronaldo Caiado (UB) deve nomear o ex-presidente do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), do último ano do governo Jair Bolsonaro (PL), Erik Figueiredo, para gerir o Instituto Mauro Borges de Estatísticas e Estudos Econômicos (IMB), em Goiás. A nomeação ainda não foi publicada no Diário Oficial, mas é considerada certa por aliados.
Erik Figueiredo substituirá Guilherme Resende, que, há dois anos e meio, ocupa a diretoria-executiva do IMB. Servidor de carreira do instituto, Guilherme Resende segue integrando o quadro do órgão.
Currículo
Além de presidente do Ipea, Erik Figueiredo atuou como subsecretário de Política Fiscal do Ministério da Economia e foi suplente do ministro da Economia no Conselho da Previdência Social.
Ação
O Sindicato Nacional dos Servidores do Ipea chegou a protocolar no ano passado, junto à Procuradoria Regional da República, uma denúncia contra Erik Figueiredo e o ex-ministro da Cidadania, Ronaldo Bento, por práticas consideradas abusivas cometidas em período eleitoral, também pelo que consideram “desrespeito aos protocolos internos do Instituto para publicação de estudos e pesquisas”.
No entendimento do Sindicato as autoridades públicas violaram a cartilha que o próprio Ipea circulou para os servidores, na qual são orientados a como proceder em período eleitoral, bem como fizeram uso da instituição para produção subliminar de propaganda governamental, configurando abuso de poder político.